Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Não é possível falar da história da cidade de Viseu, do seu município e das suas gentes, sem invocar a figura do grande apóstolo e evangelista São Mateus. O exemplo da maior e mais antiga feira franca do país, a toponímia da cidade, o culto a São Mateus fazem desta figura de apóstolo e evangelista uma referência para o povo da cidade e município de Viseu.

No dia feriado municipal da cidade cá estamos todos a prestar culto e a honrar São Mateus, por tão grande proteção e benefício de ser patrono dos visienses. Desde sempre cada cidade tem o seu padroeiro e Viseu orgulha-se de São Mateus. Outros santos guardam a cidade como São Teotónio padroeiro da Diocese de Viseu, mas também a Beata Rita Amada de Jesus, mulher simples e humilde do povo, natural de Ribafeita, deste mui nobre município de Viseu. Neste dia feriado municipal a cidade de Viseu é chamada a dar graças a Deus por todos os dons e benefícios recebidos, pedindo também na oração ao Senhor, por intercessão de São Mateus, para que continue a guardar e a proteger a cidade de Viseu, o concelho e os seus habitantes dando-lhe saúde, prosperidade e paz.

São Paulo recomendava aos cristãos, que “antes de tudo, se façam preces, orações, súplicas e ação de graças por todos os homens, pelos reis e por todas as autoridades, para que possamos levar uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade” (1Tm 2,1). Viseu cumpre o seu voto de honrar o padroeiro da cidade e pedir-lhe a maior proteção.

Em boa hora os responsáveis pelo Município de Viseu integram no programa festivo do dia feriado e da cidade a celebração da Eucaristia em honra de São Mateus, seguida de procissão. Todos somos chamados a honrar São Mateus e a pedir dias de paz e tranquilidade para o nosso povo, que vive nestas terras abençoadas de Viseu. Parabéns à cidade e muitas felicidades aos habitantes que vivem no município de Viseu. Saúde, paz e esperança nestes tempos marcados por uma pandemia, pela guerra, tantas dificuldades e provações. Recordemos por isso as palavras do salmista: “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigiam as sentinelas”.

Lembrar São Mateus e celebrar a sua festa litúrgica deve ser para todos nós motivo de gratidão, de fé e de esperança. A grandeza da história de um povo está na valentia dos seus heróis e guerreiros e na simplicidade, humildade, exemplo e testemunho dos seus santos.

O nome do apóstolo Mateus aparece no relato da sua vocação, quando Jesus o chama a deixar o seu posto de trabalho de publicano, ao serviço das finanças do império romano (Mt 9,9-13; 10,3). A quem chamam de Levi, aparece com o nome de Mateus na lista dos doze apóstolos. Mateus era cobrador de impostos. Respondeu prontamente ao chamamento de Jesus e convidou Jesus para tomar uma refeição em sua casa. Os cobradores de impostos eram vistos com maus olhos e desprezados pelos judeus. Jesus que veio para oferecer a salvação a todos, não Se deixa levar pelos preconceitos e críticas que lhe fazem, mas mostra o coração misericordioso do Pai, no modo de acolher e saber estar com os pecadores. Jesus veio para as ovelhas perdidas da Casa de Israel, por isso come com os pecadores e convida-os a mudar os sentimentos do coração e as suas atitudes. Mateus escreveu o Evangelho que leva o seu nome. É o Evangelho do Reino de Deus, do cumprimento em Cristo das promessas da Antiga Aliança. É o Evangelho do sermão da montanha, das parábolas do Reino e do juízo universal.

Bem precisamos de conhecer e estudar o Evangelho de São Mateus, para nos encontrarmos verdadeiramente com Jesus Cristo e conhecer a síntese da sua cristologia: “Jesus é Cristo, filho de David, filho de Abraão. Ou seja, enquanto filho de David, Jesus é o Unigénito do Senhor, o rei ideal que o profeta Natan tinha anunciado em 2Sm 7,12-16” (Bíblia da CEP).

São Mateus mostra-nos Jesus Cristo próximo dos pecadores, o que come com eles, Aquele que não condena o pecador, mas o leva a reconhecer o seu pecado, a converter-se a Deus e a fazer parte da fraternidade dos irmãos.

Com São Mateus que celebramos no dia 21 e a Beata Rita Amada de Jesus no dia 24 de setembro, aprendamos com eles a ir por todo o mundo a anunciar o Evangelho e a sermos verdadeiros discípulos missionários, evangelizadores e catequistas com espírito na nossa diocese.

Imploro de São Mateus, de São Teotónio e da Beata Rita o zelo missionário para fazermos juntos o caminho sinodal na comunhão, participação e missão, animados pelo Espírito Santo com os jovens a caminho das Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023.

 

† António Luciano,
Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: