Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Dia da cidade e feriado do município de Viseu

 

O olhar misericordioso de Jesus e a resposta pronta de Mateus no seguimento do mestre, confundem-se num encontro único, numa experiência de amor, que gera vida eterna e traz ao ser humano a verdadeira libertação interior.

Mateus, experimenta na sua própria vida o que significa o encontro de Jesus com a ovelha perdida da casa de Israel. Chamado a seguir o mestre como apóstolo, torna-se um anunciador do Evangelho de Jesus, que escreve como evangelista, para proclamar a boa nova do Reino. “Convertei-vos, pois está próximo o reino dos céus” (Mt 3,2).

Jesus começa o seu ministério a ensinar e chama os primeiros discípulos. Junto ao mar da Galileia chamou Simão, o chamado Pedro, e André, seu irmão e disse-lhes: “Vinde atrás de mim, e farei de vós pescadores de homens” (Mt 4,19). “E eles deixando imediatamente as redes, seguiram-no. Avançando, viu dois outros irmãos, Tiago filho de Zebedeu e João, seu irmão, que estavam no barco com Zebedeu” (Mt 4, 20-21). Chamou Mateus no posto de cobrança e disse-lhe: “Segue-me” (Mt 9,9). E ele levantando-se seguiu o mestre com prontidão e generosidade.

Este encontro e chamamento de Mateus, tornou-se paradigma para muitos de nós, que no meio dos trabalhos, das canseiras e das realizações profissionais, continuamos a ser chamados para seguir Jesus e dar testemunho. São Mateus relata no final do seu Evangelho, que os onze foram para a Galileia para o monte que Jesus lhes indicara. “Quando o viram, ajoelharam-se, mas duvidaram. Jesus ao aproximar-se, falou-lhes dizendo: “Foi me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos tempos” (Mt 28, 16-20).

A missão de Jesus convida-nos a levar ao mundo a Alegria do Evangelho que comunica a misericórdia de Deus e o perdão ao pecador, que se arrepende. A vida de São Mateus e o Evangelho que escreveu, revela em todas as suas parábolas a grandeza do Reino dos Céus e a paciência do Pai, rico em misericórdia.

A misericórdia de Deus encontra-se com o pecador e toca o seu coração desejoso de perdão. Quando a proximidade acontece, a reciprocidade do acolhimento manifesta-se no diálogo, que liberta e cura de todo o sofrimento humano. Foi esta experiência de salvação que foi oferecida a Mateus, o pecador. A misericórdia de Deus é infinitamente maior do que qualquer pecado. Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus sentado no posto de cobrança dos impostos.

O olhar de Jesus, que toca o coração daquele homem, chama-o com ternura, sem lhe falar do seu passado e disse-lhe: “Segue-Me” (Mt 9,9). Ele levantou-se e seguiu Jesus. O chamamento é sempre um dom e um mistério, por isso a vocação de Mateus serviu sempre de inspiração e modelo para muitos cristãos na literatura, na pintura e na arte para representarem este momento.

Podemos correr o risco de ficar à distância de Jesus, porque não nos sentimos à altura da sua estatura, porque não conhecemos o mestre, porque temos uma baixa opinião de nós mesmos. Esta é uma grande tentação, que não tem a ver só com a auto-estima, mas toca também a nossa fé. Para Jesus ninguém é inferior e distante, ninguém é insignificante, somos todos prediletos e importantes: Tu és importante e Deus conta contigo. Nós somos importantes diante do olhar de Jesus.

Foi isto, que aconteceu com Mateus, sentiu o amor e a proximidade do Mestre, por isso, arrumou a sua vida, deixou tudo e seguiu o Mestre. O ato do desprendimento dos bens materiais não é fácil, mas é uma condição essencial para seguir Jesus. Mateus era malvisto pelos judeus, mas ao chamamento do Mestre, deixou-se cativar pelo seu estilo de vida e converte-se de todo o coração ao Senhor. Torna-se verdadeiramente um amigo e discípulo do Mestre, aceitando mesmo tomar uma refeição em sua casa.

Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram sentar-se com Ele e com os seus discípulos. Admirados com o proceder de Jesus, os fariseus diziam aos discípulos: “Porque motivo é que o vosso Mestre come com os publicanos e pecadores?” Jesus ouviu e respondeu: “Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: “Prefiro a misericórdia ao sacrifício.” Porque eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” (Mt 9,12-13).

No dia da cidade e do município de Viseu, celebrando o seu feriado no contexto da festa litúrgica de São Mateus, convido todas as autoridades do nosso município e cidadãos, que vivem neste território a olhar para o futuro da nossa cidade e do nosso concelho com otimismo, altruísmo e esperança.

Na senda do desenvolvimento integral deste território, no progresso científico e tecnológico das suas instituições, na criação de mais postos de trabalho e emprego, no cuidado pelos jardins e espaços verdes e de lazer, no aproveitamento dos recursos naturais, no cuidado pela qualidade da água, na proteção da agricultura e produção de vinhos, frutas e outros produtos, na defesa das florestas façamos do nosso território um espaço de qualidade onde se promova e respeite a ecologia da pessoa humana, da natureza e da casa comum com todos os valores fundamentais.

No espírito da Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, sejamos construtores de um mundo atual mais justo, mais fraterno, mais solidário, onde terminem as guerras, os conflitos, a violência doméstica e toda a espécie de divisão e erro.

São Paulo na Carta aos Efésios recomendava-nos a viver de maneira digna, dizendo: “procedei com toda a humildade, mansidão e paciência; suportai-vos uns aos outros com caridade; empenhai-vos em manter a unidade de espírito pelo vínculo da paz”, para chegardes à edificação do corpo de Cristo, à unidade da fé, ao conhecimento do filho de Deus, ao estado de homem perfeito, à medida de Cristo na sua plenitude (cf 4,1-7).

O ensinamento de Paulo exorta-nos a ser protagonistas de uma nova civilização do amor, edifiquemos juntos a justiça e a paz, tornando a nossa cidade e o nosso concelho um lugar onde as pessoas gostam de viver, se sintam bem e vivam com liberdade e esperança a autenticidade a sua fé. Lembremos os pobres, os vulneráveis, os doentes e cuidemos deles com o espírito evangélico e os gestos do bom samaritano.

Empenhados em promover um desenvolvimento integral entreguemos a Deus as nossas instituições, as pessoas que as dirigem e os utentes que nelas são servidos. Rezemos pelas nossas autoridades, pelos pastores da Igreja, pelas famílias, pelas crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, doentes, emigrantes, presos, marginalizados, minorias, cristãos e pessoas de boa vontade confiadas à responsabilidade da nossa missão.

Que Nossa Senhora, São José, São Mateus, São Teotónio e a Beata Rita Amada de Jesus, intercedam junto de Deus pelo povo Viseense. Que o Senhor abençoe a nossa cidade, o nosso município e todas as pessoas, que vivem neste território ou o visitam, para que se sintam bem no meio de nós.

Oração ao Criador: “Senhor e Pai da Humanidade, que criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade, infundi nos nossos corações um espírito de irmãos. Inspirai-nos o sonho de um novo encontro de diálogo, de justiça e de paz. Estimulai-nos a criar sociedades mais sadias e um mundo mais digno, sem fome, sem pobreza, sem violência, sem guerras”. (Papa Francisco)

 

Viseu – São Mateus, 21 de setembro de 2022
† António Luciano, Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: