Foi na noite do dia 28 de janeiro que regressou o Festival Diocesano da Canção a Viseu, inspirado no tema “Por Ti, conTigo e em Ti”.

Nem o frio rigoroso do mês de janeiro fez hesitar as cerca de 500 pessoas, de todas as idades e vindas de todos os arciprestados da Diocese, que encheram o auditório do Centro Pastoral de Viseu.

Juntámo-nos para partilhar este momento de diversão, oração e partilha de música, muita e boa música. Letras inspiradas e inspiradoras, melodias que entram no ouvido e tocam nos corações que se abrem à possibilidade de se deixar encantar.

Estiveram connosco nesta noite, D. António Luciano, Bispo de Viseu e o Padre Filipe Diniz, Diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil. O alinhamento das músicas concorrentes contou com a participação de cinco grupos. A paróquia de Abraveses abriu o festival com a música “Ponto de Partida”, interpretada pelo grupo de jovens Effathá. O segundo grupo a subir ao palco, foram os “Cotenses”, da paróquia de Côta com a música “Vamos todos com Maria”. A terceira música, “Por Ti, JC!” foi interpretada pelo grupo de jovens Acreditar da paróquia de Mangualde. Em quarto lugar, com a música “Por Ti, conTigo e em Ti”, participou o grupo Notas de Fé, da paróquia de Torredeita. Fechou a apresentação das músicas o grupo Jovens do Viso, da paróquia do Viso, com a música “A estrada que nos leva a Ti”. Cada uma com a sua beleza particular, o conjunto das músicas concorrentes não trouxe uma tarefa fácil para os elementos do júri. E enquanto eles deliberavam, fazia-se festa.

Ficará para sempre na memória aquela vez em que cantámos o hino das JMJ 2023 aos saltos, no dia do festival diocesano. Mas no fim há sempre contas para fazer e os vencedores desta edição do festival diocesano foram os jovens da paróquia de Torredeita. Aos jovens da paróquia de Abraveses foi atribuído o prémio de melhor letra.

Depois de quase uma década, o festival regressou em grande. Fica esta vontade de mais, do que pode vir a seguir. Vontade de tocar e cantar nas JMJ 2023? Se o Espírito assim o inspirar, será. Se não for, temos cinco músicas novas para aprender. A mim, já me deixa bastante feliz.

Natacha Augusto
COD Viseu