Comunicado

No dia vinte e dois de junho, quinta-feira, reuniu, no Seminário Maior de Viseu, em sessão ordinária, o Conselho Presbiteral da Diocese, convocado e presidido pelo Senhor Bispo de Viseu, D. António Luciano. Tendo como ponto de partida a nova realidade de mudança de época que vivemos, e sob o horizonte permanente da caminhada Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão, o Conselho refletiu sobre as linhas programáticas do Programa Pastoral a implementar nos próximos anos, à luz dos desafios que têm sido insistentemente lançados pelo Papa Francisco.  Neste caminho vão estar sempre como marcos orientadores dos projetos pastorais e forças dinamizadoras das comunidades a próxima Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a celebração do Jubileu de 2024-2025. A um mês da sua realização, a Jornada Mundial da Juventude tem, também entre nós, lançados os seus maiores desafios para esta extraordinária expressão de convívio humano e de experiência de Fé. O Conselho debruçou-se ainda sobre a reconfiguração da Diocese, assumindo que a escassez de meios humanos para a realização da missão se há de tornar uma oportunidade de renovação e evangelização da própria Igreja diocesana.

O Secretariado Permanente
CategoryDiocese