Venho, por este meio, comunicar o falecimento do Padre Florentino Mendes Pereira, CMF, membro da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos), que serviu o povo de Deus na paróquia de Tondela e arciprestado durante 22 anos.

Nasceu na paróquia de Vale de Espinho, Diocese da Guarda, a 01de outubro de 1929, onde foi batizado. Entrou no Seminário Menor em Marco de Canaveses e estudou teologia em Jerez de los Caballeros e em Zafra, Badajoz, Espanha, tendo sido ordenado sacerdote em Barcelona, a 20 de junho de 1954.

Exerceu o ministério sacerdotal em várias comunidades em Portugal, e foi missionário em São Tomé e Príncipe e noutros países de África.

Foi um missionário alegre, entusiasmado, atento, zeloso, pregador, estudioso, com uma grande experiência missionária e espiritual. Dedicou a sua vida à evangelização, à pregação, à formação cristã e espiritual dos fiéis, à escuta dos outros de modo especial no confessionário e na orientação espiritual, exercendo o múnus sacerdotal no sacramento da Reconciliação e da celebração da Eucaristia na igreja do Carmo e na igreja paroquial, em Tondela.

Foram anos intensos de apostolado, dedicando parte da sua vida à investigação e à escrita de livros, contribuindo para a formação dos cristãos. Viveu uma fecunda vida missionária, eucarística e de devoção ao Imaculado Coração de Maria, que deixaram marca, nos períodos em que viveu na Comunidade dos Claretianos em Tondela. Longos períodos (1990-1992, 1993-1995, 2004 e 2013, e depois de 2014 a 2023), tendo ali residido até há poucos meses, deixando a comunidade por motivos de saúde, e passando os últimos tempos da sua vida na comunidade dos Carvalhos, onde o Senhor o chamou, no final da tarde de 29 de junho de 2023.

O Senhor chamou este nosso irmão sacerdote, amigo da Diocese de Viseu e do seu bispo, por quem rezava e oferecia a sua doença e sacrifícios. Acompanhava com agrado e estima o projeto pastoral da Diocese e teve um papel importante no desenvolvimento dos escritos da Beata Rita Amada de Jesus, sobre quem investigou afincadamente e publicou alguns livros.

Amigo da Congregação de Jesus Maria e José, com quem trabalhou, e grande impulsionador do processo de Beatificação e Canonização de Rita Amada de Jesus, procurou a divulgação da sua vida e da Obra.

A Diocese de Viseu e o seu Bispo estão muito gratos ao Padre Florentino Mendes Pereira, CMF, e à Congregação dos Claretianos, por tão grande exemplo e testemunho.

Rezemos pelo eterno descanso deste nosso irmão missionário e sacerdote, tão dedicado ao serviço da Vinha do Senhor para que Deus o recompense.

Apresento os meus sentidos pêsames à sua Congregação, à Comunidade religiosa de Tondela e aos seus familiares e amigos.

Que o Imaculado Coração de Maria, a quem confiou sempre a sua vida e missão, com Santo António Maria Claret, o acolham festivamente na glória do Céu, para participar no Banquete das Núpcias do Cordeiro.

Viseu, 29 de junho de 2023

+ António Luciano dos Santos Costa

* A missa fúnebre terá lugar no sábado, 1 de julho, às 10:00, no Santuário do Coração de Maria, em Carvalhos.