Dia Mundial da Juventude e dos Movimentos de Apostolado

1. O nosso Rei e Senhor é o Bom Pastor que cuida das suas ovelhas.

“Eis o que diz o Senhor Deus: “Eu próprio irei em busca das minhas ovelhas e hei de encontrá-las. Como o pastor vigia o seu rebanho, quando estiver no meio das ovelhas que andam tresmalhadas, assim Eu guardarei as minhas ovelhas, para as tirar de todos os sítios em que se desgarraram num dia de nevoeiro. Eu apascentarei as minhas ovelhas, Eu as levarei a repousar, diz o Senhor” (Ez 34, 11-12).

O bom Pastor cuida de todos nós, procura a ovelha perdida, conduz a tresmalhada, trata a ferida da doente, cuida da enfraquecida e desanimada e vela pela gorda e vigorosa. Na sua relação com todos é um Rei que exerce a justiça. Por isso o Salmo diz-nos: “O Senhor é o meu Pastor: nada nos faltará” (SI 22), que devemos meditar e rezar muitas vezes.

1. É preciso que Jesus Reine.

Primeiro Cristo, porque Ele tem em tudo o primeiro lugar. “Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram. (…) Em Cristo serão todos restituídos à vida. (…) Cada qual porém na sua ordem: primeiro Cristo, como primícias, a seguir os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. Depois será o fim, quando Cristo entregar o Reino a Deus seu Pai. É necessário que Ele Reine… Para que Deus seja tudo em todos” ( cf. 1 Cor 15, 20-26.28).

1. Bendito o que vem em nome do Senhor, o reino do nosso Pai David.

“Quando o Filho do Homem vier na sua glória com todos os seus Anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso” (Mt 25,31).

Jesus é o Rei esperado por todos os povos e nações, O Rei que tem o seu trono na Cruz, mas não é igual aos outros reis. O Reino de Cristo não é deste mundo, mas já está no meio de nós à maneira do fermento. O Seu Reino é
um Reino de justiça, de paz e de amor, um Reino de verdade, de santidade e de graça.

Todos somos chamados à construção deste Reino com o fermento da vida nova, do nosso apostolado e do serviço. “Servir a Cristo é reinar”.

Um Reino de Bem-Aventuranças para todos. Todos somos chamados a fazer parte deste Reino.

“Vinde Benditos de meu Pai possuir o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo”.

Um Reino de serviço e de cuidado com as Obras de Misericórdia: Tive fome…, sede…, peregrino…, sem roupa,.., doente e na prisão e não te prestámos assistência (…) Quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmãos mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer” (cf. Mt 25, 31-46).

1. Celebramos hoje a 38 Jornada Mundial da Juventude.

O tema: “Alegres na esperança” (Rm 12,12) é uma exortação de São Paulo aos cristãos de Roma num momento de perseguição e sofrimento. O Apóstolo prega a esperança que está centrada no mistério pascal de Cristo, que brota da força da ressurreição.

O Papa Francisco dirige-se aos jovens do mundo inteiro dizendo: Queridos jovens! No passado mês de agosto, encontrei centenas de milhares de jovens que, vindos de todo o mundo, se reuniram em Lisboa para a JMJ. (…). Como foi lindo o nosso encontro em Lisboa! Uma verdadeira e real experiência de transfiguração, uma explosão de luz e de alegria!”

Convidei-vos para o encontro de Roma, para o Jubileu dos jovens em 2025, onde vós sereis também “peregrinos da esperança”. “Alegres na Esperança”, convido-vos a esperar no Senhor e caminhar sem vos cansar (cf. Is 40,31).

A alegria cristã não é fruto do esforço humano, do engenho ou da arte. É alegria que deriva do encontro com Cristo, A alegria cristã vem do próprio Deus, de nos sabermos amados por Deus.

(Ver o texto da Mensagem JMJ)

1. O Apostolado organizado e a missão dos Leigos.

Movimentos e Obras espaço de escuta, diálogo e ajuda na missão.

Sínodo todos juntos

Peregrinos da esperança

Consagração a Deus e compromisso no Apostolado.

Agradeço todo o bem que fazeis na família, na Igreja e na sociedade. Que Nossa Senhora, São José e todos os santos nos ajudem a ser perseverantes até ao fim.

Viseu, Cristo Rei 26 de novembro 2023

+ António Luciano, Bispo de Viseu