A Diocese de Viseu promoveu, no passado sábado, dia 16 de março, uma recoleção quaresmal destinada aos diáconos permanentes e às suas esposas, intitulada “Diáconos permanentes, guardiões do serviço na fidelidade criativa”, que contou com a participação de 14 elementos.

A recoleção decorreu no Seminário de Viseu e foi orientada pelo Padre António Jorge Almeida. “O objetivo desta recoleção foi preparar o espírito para a vivência da Quaresma, da perspetiva de quem tem o primeiro grau do sacramento da ordem, sendo esta recoleção um momento de crescimento espiritual, com um momento de reflexão, oração eucarística e confissão”, explica.

Ao longo do ano são várias as recoleções realizadas, com o objetivo de debater a especificidade deste ministério, que está aberto a mais diáconos permanentes. “Com estas recoleções também queremos fazer uma promoção um pouco mais ousada e entusiasmada deste ministério, que na nossa Diocese já existe de um modo significativo, mas gostaríamos que existissem mais diáconos, não pela falta de padres como se possa pensar, mas porque há uma dimensão do serviço que só eles podem ocupar”, explica o Padre António Jorge Almeida.

O Bispo de Viseu também esteve presente na recoleção, tendo dirigido uma palavra de incentivo a todos os presentes pelo seu trabalho em prol da Diocese. No final da manhã, o Bispo presidiu à adoração eucarística e sacramento da reconciliação na Capela do Seminário.

No mesmo dia, o Bispo encontrou-se, ainda, com um grupo do Renovamento Carismático que também estava reunido no Seminário a realizar o seu retiro quaresmal. D. António Luciano incentivou-os a continuarem o seu caminho cristão, através da oração e de louvor a Deus pela força do Espírito Santo.

CategoryDiocese, Viseu