O Movimento da Mensagem de Fátima promoveu, no dia 16 de março, o Dia do Associado, com o lema “Chamados ao Encontro”, onde apresentou a nova equipa de trabalho, nomeada para o mandato 2023- 2025. É constituída pela presidente Isabel Martins; pelo vice-presidente, João Balula; pela secretária, Filomena Coelho; pelo tesoureiro, Tomás Ferreira; e pelo assistente espiritual, Padre Carlos Martins Casal.

Este encontro teve lugar no Seminário Maior de Viseu e serviu também para dar a conhecer aos associados informações importantes do Movimento, entre eles a atualização do valor da quota anual e a apresentação do seu Plano de Atividades, com destaque para a peregrinação nacional a Fátima, que terá lugar nos dias 20 e 21 de julho.

A responsável Isabel Martins pediu aos presentes que levassem até aos seus arciprestados a mensagem de que o Movimento está disponível para dinamizar o Secretariado Paroquial, auxiliando as paróquias junto das crianças, nas catequeses, com formação aos vários setores.

A presidente da direção relembrou, ainda, que todos os anos o Movimento tem feito um trabalho importante com os peregrinos da Diocese que vão a Fátima, auxiliando no que necessitam, mas também dando formação às guias, importante para que o percurso se faça em peregrinação e não em caminhada.

Neste encontro foram também auscultados os Secretariados Paroquiais e os presentes participaram na formação “Lúcia de Jesus, uma vida dedicada a fazer conhecer o Imaculado Coração de Maria”, orientada pela Irmã Filipa, da Congregação Aliança de Santa Maria.

De acordo com a presidente da direção, “estes encontros servem, não só para nos conhecermos todos, como também para dinamizar e fazer conhecer a Mensagem de Fátima”. “Saímos daqui com muito mais energia e temos sempre estas partilhas que trazem os vários Secretariados das dificuldades e boas práticas das diferentes paróquias, mas também de formação”, explicou.

O Bispo da Diocese de Viseu marcou presença neste dia, felicitando o Movimento da Mensagem de Fátima pelo seu trabalho. Contextualizou ainda como surgiu a Mensagem de Fátima, recordando que em Fátima as curas são físicas, mas acima de tudo “espirituais e morais”.

António Luciano reforçou, ainda, a importância da conversão na visita ao Santuário. “Quem vai a Fátima em peregrinação ou de outro modo não pode voltar à sua terra da mesma maneira. Ou seja, ir a Fátima implica conversão, mudança de vida, senão não vamos lá fazer nada, é como irmos a outro lugar qualquer”, referiu.

O Bispo deixou ainda um conselho a quem por algum motivo já não consegue ir a Fátima. “Quando não puder ir fisicamente a Fátima, traga espiritualmente Fátima ao seu coração, pois este é também o grande segredo de sermos mensageiros da mensagem de Fátima”, concluiu.

CategoryDiocese, Fátima, Igreja