A Procissão do Senhor dos Passos, que decorreu no passado fim de semana, dias 16 e 17 de março, na cidade de Viseu, organizada pela Irmandade de Santa Cruz e Passos, voltou a trazer às ruas da cidade a imagem de Cristo a carregar a cruz a caminho do Calvário, numa manifestação pública de fé e devoção, que marcou este tempo de Quaresma e antecipa a vivência da Semana Santa, a chamada “Semana Maior”, em que toda a Igreja celebra, de uma forma mais solene e intensa, a Morte e a Ressurreição do Senhor.

Na Catedral, onde vão decorrer vários momentos de oração e celebração pascal, no âmbito da Semana Santa, acontece já no próximo domingo, dia 24 de março, às 10h45, a celebração do Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, iniciando-se com a bênção dos ramos, tradicionalmente de loureiro, oliveira e alecrim, no adro da Sé, e que simbolizam o acolhimento a Jesus ao entrar na cidade de Jerusalém.

Na Quinta-feira Santa, dia 28, às 10h30, é celebrado o dia da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Na Missa Crismal, esta vertente do sacerdócio é mais salientada com a renovação das promessas sacerdotais, feitas na ordenação, e a bênção dos santos óleos dos catecúmenos e dos enfermos e a consagração do santo Crisma. Uma celebração que junta o presbitério em volta do seu Bispo, por quem todos são também convidados a rezar. No mesmo dia, às 18h00, decorre a celebração Vespertina da Ceia do Senhor, revivendo a Última Ceia de Jesus com os seus discípulos, centrando-se nas palavras da Eucaristia, em que o Senhor nos deixa o seu Corpo e Sangue como alimento, com o gesto catequético e significativo do Lava Pés. Com esta Eucaristia abre-se o Tríduo Pascal, centro de todo o ano litúrgico. Ainda nesse dia, às 21h30, é celebrada uma Hora Santa na Capela Tércia (tempo de adoração do Santíssimo Sacramento).

No dia 29, às 10h00, Sexta-feira Santa, dia da Paixão do Senhor, é feita a oração cantada do Ofício de Leitura e de Laudes, com hinos, salmos, cânticos e leituras, outrora animada pelo Cabido da Sé que se reunia com o Bispo, mas que hoje surge como um convite a que sejam muitos os que se unem nesta oração. Às 15h00 é celebrada a Paixão do Senhor. É o único dia do ano em que a Igreja não celebra a Eucaristia. Unida à celebração do dia anterior, este momento viver-se-á na liturgia da Palavra própria, com a proclamação do Evangelho da Paixão segundo São João, na oração universal também ela especial e significativa e na Adoração da Cruz.

No mesmo dia, às 21h00, tem início um momento de manifestação popular de piedade e devoção, a Procissão do Enterro do Senhor.

A oração cantada marcará também a manhã de Sábado Santo, dia 30. Nesse dia, às 10h00, na Catedral, o Ofício de Leitura e Laudes serão convite à oração e meditação, em que o Senhor jaz sepultado, na espera da sua Ressurreição. O início da Vigília Pascal acontece às 21h30, com a luz que se acenderá do Círio Pascal, sinal de Cristo ressuscitado, que iluminará a Catedral e os corações dos que reunidos celebram o Senhor vivo e presente no meio de nós, com o cântico festivo do Glória e o repique dos sinos que anunciam ao mundo a grande notícia desta noite, com todos os elementos batismais desta celebração, desde a bênção da água, a renovação das promessas batismais e a aspersão, que resulta na manifestação de uma alegria que brota da Ressurreição do Senhor, que é vivida no dia 30, Domingo de Páscoa, com a celebração da Eucaristia, às 11h00, também na Sé.

A Diocese de Viseu convida toda a comunidade a estar presente nas várias celebrações da Semana Santa, tanto na Sé como nas várias comunidades.

CategoryBispo