A Direção Regional de Viseu da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS), presente há 35 anos na diocese, realizou o seu encontro de Natal, que ficou marcado pelo testemunho do cuidar através do voluntariado e da celebração da eucaristia presidida pelo Bispo D. António Luciano, tendo terminado com a habitual ceia de natal.
A celebração aconteceu no dia 7 deste mês, no Centro Pastoral de Viseu, com a presença de mais de meia centena de sócios.
O cuidar do outro esteve presente neste encontro de Natal com a oradora Joana Andrade, médica de Medicina Interna no Centro Hospitalar Tondela-Viseu e membro da direção da delegação regional do centro da ‘Saúde em Português’. A médica partilhou o seu testemunho das missões que fez como voluntária em Angola e na zona de guerra na Ucrânia. “Cuidar dos mais vulneráveis, seja numa zona de conflito ou em qualquer outro lugar é a minha missão de vida”, realçou, contando os inúmeros desafios que teve de enfrentar no terreno, tanto por escassez de material como pela barreira linguística.
Para D. António Luciano, o testemunho da médica Joana Andrade “lembrou a todos a importância do cuidar do outro, principalmente nas zonas do mundo onde não se tem nada”, citando o Papa Francisco: “Cuidar é acolher o outro”.
Recordou que o programa do Advento para a diocese tem como tema “as raízes” da vida e da fé que devem ser vividas com “alegria”. D. António Luciano agradeceu o testemunho de Joana Andrade que “despertou as pessoas para o sentido de missão, não só no sentido cristão, mas também humanista e fraterno”.
Alargou o agradecimento à ACEPS pelo momento de partilha e sublinhou a sua grande missão para o despertar dos valores do cuidar do outro na sua fragilidade.
Rosa Martins, presidente da ACEPS, referiu que a Associação “proporciona o sentido cristão ao cuidar, não apenas como uma prestação de cuidados, mas o cuidar do Homem no seu todo”. “Temos como objetivo preparar os profissionais de saúde e capacitá-los, não só numa perspetiva técnica e científica, mas sobretudo numa perspetiva humana e solidária. Nesse sentido desenvolvemos várias atividades ao longo do ano, na perspetiva da formação da pessoa na sua vertente humana integral”, referiu.
Instituída em 1948, a ACEPS tem uma longa e profícua história ao serviço da enfermagem e da formação dos enfermeiros. Os membros da ACEPS têm como referência comum o ideal de vida ao serviço do outro, alicerçado nos valores fundamentais da fé cristã expressos na parábola do Bom Samaritano e seguido por muitos enfermeiros cristãos que dedicaram a sua vida ao cuidado dos enfermos, à semelhança de Maria ao cuidar da sua prima Santa Isabel.