Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Jesus Cristo é a raiz da nossa alegria e da nossa esperança. Alegrai-vos todos os batizados e pessoas de boa vontade no Senhor, porque o Salvador do mundo nasceu para todos na noite fria de Belém. Contemplemos no Presépio Jesus, Maria e José e ofereçamos-lhe a nossa vida e a gratidão da nossa fé, mergulhados no mistério divino fundamento da alegria cristã. “O nascimento de uma criança suscita alegria e encanto, porque nos coloca perante o grande mistério da vida” (Admirabile Signum, nº 8).

“De facto, a vida manifestou-se” (1Jo 1,2). Eis o resumo do mistério da Encarnação do Verbo. “O Presépio faz-nos ver, faz-nos tocar este acontecimento único e extraordinário que mudou o curso da história e a partir do qual também se contam os anos, antes e depois do nascimento de Cristo” (Admirabile Signum, nº8). Diante do Presépio contemplando as imagens de Jesus, Maria e José, os Anjos, os pastores e os reis magos, o importante é que Jesus toque e fale à nossa vida. O Presépio por aquilo que representa para nós narra sempre o amor de Deus, o Deus que Se fez Menino para nos dizer que está próximo de cada ser humano, independentemente da situação em que este se encontre.

  O Advento na sua dimensão Litúrgica convida-nos a viver a virtude da alegria na esperança do Senhor, que vai chegar e manifestar-se ao seu povo.

  Na humildade do menino, que nasceu para nos salvar, Isaías anuncia ao povo de Israel a grande profecia: “A Virgem conceberá e dará à luz um filho, e o seu nome será Emanuel” (Is 7, 14b), o Deus-Connosco, que vem para habitar no meio do seu povo e trazer a cada um a luz, a alegria e a paz.

  Alegrai-vos porque o Senhor está a chegar!… É uma boa nova anunciada pela mensagem cristã, com capacidade para dinamizar a vida dos fiéis e das nossas comunidades paroquiais empenhadas em construir o Presépio e preparar a celebração do verdadeiro Natal de Jesus.

  O Nascimento de Jesus em Belém, filho de Maria e na companhia de São José, mostra ao mundo o grande acontecimento da salvação, que mudou o rumo da história universal.

 Deus está próximo de nós para nos salvar e revelar a sua bondade e misericórdia infinita.

São Paulo ao convidar os Filipenses a viver na alegria do Senhor, que está próximo e vai chegar, quer abrir o coração dos cristãos para viver a vida nova do amor revelado e manifestado pelos profetas, de modo especial com a pregação incisiva de Isaías e de João Batista.

Ao longo do tempo do Advento surgem três personagens com as quais nos devíamos identificar na peregrinação da esperança que nos conduz ao Natal.

– O Profeta Isaías prepara o coração do povo de Israel através de oráculos do Senhor, convidando os seus ouvintes a uma mudança profunda na sua vida, através de um caminho de conversão e de mudança de atitudes e situações transformadoras da sua vida. “Desça o orvalho do céu e chova o justo, abra-se a terra e germine o Salvador”.

– São João Batista, figura de relevo do Advento pela sua pregação e pelo seu testemunho de vida. “Uma voz clama no deserto preparai os caminhos do Senhor”.

– Maria de Nazaré, a mulher escolhida por Deus para ser a Mãe do Messias. A Virgem humilde e fiel, a serva que acolhe e escuta o convite de Deus, através da mensagem do Arcanjo Gabriel, tornando-se: “a escrava do Senhor”. Aquela, que concebeu pela ação do Espírito Santo no seu seio virginal o Salvador prometido, é a cheia de graça a Nova Eva.

Façamos espiritualmente o caminho do Advento para construirmos o verdadeiro Presépio cristão na nossa vida, nas nossas famílias e nas nossas igrejas e comunidades paroquiais como nos pede o Papa Francisco na sua Carta “Sinal Admirável” sobre o significado e valor do Presépio.

Acolhamos com fé e amor no nosso coração a presença admirável de Jesus, Maria e José, na comemoração dos 800 anos da construção do primeiro Presépio por S. Francisco de Assis no lugar de Greccio – Itália. Este é o caminho do Advento, que nos leva ao verdadeiro Natal cristão, conduzidos pelas mãos da Senhora da Esperança.

António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: