Peças religiosas de ourivesaria, pintura e escultura, do século XVI ao século XX, compõem a exposição ‘Presenças de Eternidade: a arte nas Paróquias de Mioma e Sátão’ que já se encontra aberta ao público, na Casa da Cultura do Sátão.
A inauguração aconteceu no dia 10 de dezembro, numa iniciativa da Câmara do Sátão com a coordenação do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu e com a colaboração das paróquias de Mioma e Sátão.
A coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese, Fátima Eusébio, explicou ao Jornal da Beira que esta exposição surge com o objetivo de, anualmente, dar a conhecer o património religioso das paróquias do concelho e contribuir para a sua valorização. “A exposição permite não só fazermos o conhecimento deste património como também trazer peças que muitas vezes se encontram em arrecadações, esquecidas e algumas até numa situação mais vulnerável, porque não há um acompanhamento do seu estado de conservação, principalmente por estarem longe do olhar das pessoas. Nesse âmbito, um dos grandes contributos deste projeto é precisamente a realização das intervenções de conservação que são feitas antes da exposição”, explicou.
Todos os anos, cada exposição mostra uma narrativa diferenciada e este ano as peças de arte são relacionadas “com o tema da paixão de Cristo, apresentada como o caminho para a salvação”, com a valorização do elemento da cruz.
De acordo com a responsável, as peças expostas têm características diferentes “fruto do empenho e da união das comunidades e são peças que trazem à presença a memória daqueles que, ao longo destes séculos, foram e continuam a ser a Igreja”.
Fátima Eusébio acrescenta, que a todas as peças foram associadas frases que ajudam o visitante a olhar para elas e a fazer a sua interpretação à luz das palavras que está a ler.
Na inauguração da exposição marcou presença o Bispo D. António Luciano que felicitou o presidente da Câmara Municipal do Sátão, Alexandre Vaz, e a coordenadora dos Bens Culturais da Diocese por, mais uma vez, terem a iniciativa de, em diálogo com párocos de Mioma e Sátão, apresentarem uma nova exposição sobre “Presenças de Eternidade.
“Que seja uma oportunidade para nos ajudar a todos a preparar e a viver bem o Natal, centrado na pessoa de Jesus. Todo o trabalho que é feito para preservar e recuperar o património religioso das paróquias do concelho é um bom exemplo a seguir e a imitar em tudo o que nos traz de novidade e busca da transcendência e da espiritualidade cristã”, enalteceu.