Os Agrupamentos de Escuteiros da Diocese de Viseu receberam a Luz da Paz de Belém pela mão do Bispo D. António Luciano, que presidiu à cerimónia, ontem à noite (dia 15 de dezembro), na Sé de Viseu.

“Levai esta luz a toda a gente! Ela é sinal luminoso da Luz verdadeira, que é Jesus Cristo, nascido de Maria na companhia de São José, na noite do primeiro Natal, em Belém”, pediu D. António Luciano aos Agrupamentos de Escuteiros presentes, com a intenção de levarem a luz para as suas comunidades.

“Numa noite escura e fria de Belém, há mais de dois mil anos, os povos que andavam nas trevas viram uma grande luz. Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Vós sois a luz no meio do mundo, na Igreja. O que significa ser luz? João Batista era uma lâmpada que ardia e iluminava. O testemunho de João era um testemunho de luz. Essa luz brilhou para iluminar o dia. Assim surgiu a luz na noite santíssima de Natal, que brilhou para todos e lhe foi dado um nome: Jesus”, começou por explicar D. António Luciano, durante a homilia.

Acrescentou, ainda, “que uma criança da Áustria foi buscar a luz à Gruta da Natividade em Belém e partilhou-a com outras crianças do seu país. Depois essa luz espalhou-se por outros países e também chegou a Portugal, pela mão dos escuteiros”.

Este ano a cerimónia nacional de partilha da Luz da Paz de Belém, com o lema “Um sinal de esperança na construção da paz!”, decorreu no dia 10 de dezembro, em Viana do Castelo, e está agora ser partilhada por todas as dioceses de Portugal.

“Que a Luz da Paz de Belém ilumine as vossas vidas e o resto dos dias deste ano de 2023. E peço a Deus que continue a iluminar-nos durante o próximo ano de 2024. Que Jesus, Luz do mundo, nos dê um espírito de fé, de amor, de oração e de serviço, para que todos, iluminados por esta luz, sejamos mensageiros de renovação da Igreja e transformação do mundo. Sigamos o caminho de Jesus com as lâmpadas da nossa fé acesas para iluminar o mundo”, concluiu o Bispo de Viseu, desejando as boas festas a todos.