A capela do Hospital São Teotónio, em Viseu, recebeu a celebração da eucaristia de Natal presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, com a concelebração dos dois capelães do hospital, o padre João Cardoso e o padre Paulo Diamantino.

A celebração, realizada ontem à tarde (dia 20 de dezembro), foi transmitida para todos os doentes, através do circuito interno de televisão do hospital, e contou com a animação musical do Coro Infantojuvenil da Paróquia de Abraveses. “Que esta eucaristia seja para vós, doentes, um momento de esperança para esse sofrimento e solidão que enfrentais. A festa de Natal é uma oportunidade que nós temos para que Jesus nasça na nossa vida e no nosso coração. Deus ama-nos sempre e, apesar de estarmos a passar tempos difíceis, com as sequelas que ficaram da pandemia e com as guerras no mundo, Jesus reconforta-vos e fortalece-vos”, começou por referir o Bispo durante a homilia.

“Queridos doentes, no vosso leito de dor, sofrimento, longe da família e muitas vezes na escuridão, vos interrogais sobre o sentido da vossa vida e o porquê da doença e do sofrimento. Contudo, Deus está sempre a olhar por nós e nós na esperança de que surjam dias melhores. Com os devidos cuidados de saúde que os profissionais vos prestam, à semelhança de Maria que cuidou da sua prima Isabel, desejamos dias com mais ânimo”, referiu.

Além de uma mensagem de esperança aos doentes, o Bispo reconheceu ainda a importância de todos os que trabalham no Centro Hospitalar Tondela-Viseu: membros do Conselho de Administração, direção, médicos, enfermeiros, técnicos de saúde, auxiliares, voluntários e os capelães. “São todos peças importantes no bom funcionamento do hospital para que este cumpra a sua missão, que torna mais visível o bem feito em prol do doente”, reforçou.

António Luciano destacou, ainda, a importância deste espaço de culto para todos os que estão internados e também para os que ali exercem as suas funções ou procuram o espaço como local de oração e recolhimento. “A capela do hospital é como um laboratório. Se nos outros se estuda e se investiga para se prestarem os melhores cuidados, também aqui se vem buscar o conforto, a força e a compaixão pela oração, pela contemplação, pela esperança e confiança em Deus”.

Durante a homilia, defendeu também que “é necessário que o Serviço Nacional de Saúde corresponda às necessidades do doente, prestando os melhores cuidados e respostas a todos os necessitados para que ninguém fique de fora”.

A eucaristia terminou com uma mensagem de boas festas a todos os doentes e profissionais de saúde, com um especial alento aos que vão passar a época festiva do Natal longe de casa e das suas famílias.

Depois da celebração da missa na capela do hospital, foi dada a informação que a distribuição da comunhão aos doentes, que tinha sido suspensa por causa da pandemia, foi retomada no dia 1 de dezembro deste ano, apenas para a comunidade hospitalar. As celebrações continuam a ser realizadas no mesmo horário, às 16h30, às quartas e sextas-feiras, e ao domingo haverá a distribuição da comunhão aos doentes.

CategoryBispo, Diocese, Viseu