A Semana dos Consagrados, que decorreu de 26 de janeiro a 2 de fevereiro, foi assinalada na Diocese de Viseu com dois momentos importantes. Um deles foi a Vigília de Oração, que teve lugar no dia 1 deste mês, na Igreja Paroquial de Coração de Jesus, num momento de encontro que contou com cerca de 30 consagrados e alguns leigos, tendo sido presidida pelo Padre Victor Portugal, claretiano, presidente do Secretariado da Conferência dos Institutos Religiosos em Portugal (CIRP) Viseu.

Foi um momento de encontro de oração pessoal e comunitária, numa hora santa, em comunhão com toda a Igreja, respondendo ao compromisso de rezar pela vida consagrada, com o lema para este ano: “Rezar a Esperança”.

Outro dos momentos altos desta jornada de oração e ação de graças pela vida consagrada na Igreja, no mundo e na Diocese, foi a eucaristia da Festa Litúrgica da Apresentação do Senhor, que teve lugar no dia 2 deste mês, na Sé de Viseu, presidida pelo Bispo D. António Luciano. Durante a homilia, apelou ao crescimento do número dos consagrados ao serviço da comunidade. “Rezemos pelos jovens para que escutem o chamamento de Deus e peçamos o aumento das vocações de consagração na Igreja: sacerdotais, religiosas, contemplativas, missionárias, apostólicas, leigos consagrados e laicais para o serviço da Igreja e da humanidade”.

Na eucaristia estiveram presentes cerca de uma centena de consagrados, 16 sacerdotes, movimentos laicais e leigos da Diocese e os membros do Movimento dos Educadores Católicos (MECs), que celebraram o Dia do Movimento, assinalado a 2 de fevereiro.

O Bispo de Viseu agradeceu a presença e a missão dos vários carismas da vida consagrada presentes na Diocese de Viseu, apelando a que “continuem a caminhar juntos, como Igreja sinodal em missão”, com referência às conclusões da primeira fase do sínodo, que aborda a sinodalidade.

Durante a homilia, referiu-se à vida consagrada como “uma visão profética na Igreja para o mundo”. “É o olhar que vê Deus presente no mundo, embora a muitos passe despercebido”, frisou.

António Luciano agradeceu a todos a presença e o testemunho. “Que Nossa Senhora da Luz inspire todos os consagrados e leigos a deixarem-se conduzir por Jesus, que nos chama a sermos fiéis na vocação e a ter a vida de santidade em abundância.” Desejou, ainda, que “todos os institutos de vida consagrada e os movimentos presentes continuem a trabalhar para crescer na comunhão que nos é pedida pelo caminho sinodal”.

Num gesto simbólico, no momento da apresentação das oferendas, foram entregues ao Bispo as Constituições das várias Congregações e Institutos Religiosos e de Vida Apostólica e Institutos Seculares presentes na Diocese de Viseu, em sinal da partilha, da presença e da ação missionária de todas as comunidades religiosas, na comunhão eclesial dos seus carismas. Também foi feita referência ao Jubileu centenário da presença da Congregação das Irmãs Doroteias na Diocese.

O Secretariado da Conferência dos Institutos Religiosos em Portugal (CIRP) Viseu, na pessoa do seu presidente, agradeceu a presença, a oração e o testemunho de todos, nas celebrações comunitárias destes dias da jornada anual da vida consagrada, manifestando o ensejo de continuar o trabalho de animação na Diocese de Viseu, com a esperança de manter viva a presença profética das comunidades religiosas. “Somos menos em número, mas queremos ser cada vez mais significativos na presença e na missão”, apelou o Padre Victor Portugal.