A Voz do Pastor

No dia do Pai escutemos aquele que nos fala através do seu exemplo de vida, e de santidade na obediência com alegria e testemunho de oração em silêncio.

São José é conhecido pelo santo do silêncio interior e da oração confiante na vontade de Deus, que torna fecunda a vida espiritual e fortalece o apostolado da Igreja.

É bom que nós os pastores sintamos essa graça e que os fiéis recebam com gratuidade e dom nas suas vidas. A Igreja sempre propôs São José como modelo de vida cristã e familiar, confiando à sua proteção as nossas vidas, particularmente nos momentos de provação, de perigos e dificuldades quer na vida familiar, social, ou na própria Igreja.

A Sagrada Escritura e a Tradição da Igreja, particularmente o ensinamento dos seus pastores, apresentam São José como um homem de fé, humilde, trabalhador, pobre e justo cuidador de Jesus e Maria no lar de Nazaré.

Nas horas de dificuldade sempre nos foi dito: “Ide a José”.

Voltando aos textos bíblicos do Antigo Testamento, vemos na figura de “José, filho de Jacob”, que veio a ser o primeiro ministro do Faraó no Egipto, uma personagem humana, que nos leva de imediato a ver nele a figura incontornável de São José.

Quando as pessoas vinham ter com o Faraó a pedir pão e ajuda, ele dizia-lhes: “Ide a José”.

Ele era o chefe encarregado dos celeiros do rei do Egipto, por isso a sua missão era de socorrer todos os necessitados.

São José esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria foi escolhido para ser o pai adotivo de Jesus, encarregado da sua educação e simultaneamente exercendo a missão de ser o primeiro ministro de Deus na terra.

Também Jesus nas horas de sofrimento e aflição, diz a cada um de nós: ide a São José.

Jesus fê-lo dispensador das graças de Deus. O que São José pede a Jesus é lhe sempre concedido.

Ao celebrarmos o Dia do Pai, confiemos a São José as nossas famílias, o cuidado de todos os filhos e rezemos  a pedir a São José a proteção para todos os pais e a alegria de sermos filhos.

Muitos foram os santos devotos de São José ao longo da História da Igreja. Recorriam a São José com muita confiança e familiaridade nas suas dificuldades. Santa Teresa de Ávila, que nutria uma grande devoção por São José, convida-nos a acudir a Ele sempre, dizendo que nunca lhe pediu nada, que Ele não lhe tivesse concedido.

O Papa Francisco completa no próximo dia 13 de março onze anos  de pontificado depois de eleito para sucessor do Apóstolo São Pedro. Mostrou  a partir daí aos cristãos uma grande devoção e amor a São José.

Rezemos pelo Papa Francisco, pela sua saúde e pelas suas intenções para que o Senhor lhe conceda um ministério fecundo e feliz.

Celebremos festivamente o dia de São José e do Pai e rezemos pelas intenções da Igreja e por todos aqueles que têm a missão de cuidar dos seus filhos.

Rezemos pela santificação de todos os pais, sacerdotes, educadores e responsáveis pela educação das crianças e jovens. Rezemos por todos os governantes, trabalhadores, cuidadores, doentes, pobres, migrantes e refugiados.

Rezemos pela Igreja, pelos seminários, seminaristas e aumento das vocações na Igreja. “Amemos de todo o coração, o esposo da Santíssima Mãe de Deus e façamos tudo o que pudermos para que cada dia se inflame mais nos fiéis a veneração a São José” (Papa Leão XIII).

António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese, Igreja