A Diocese de Viseu esteve presente no XXII Encontro Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) destinado aos alunos do 1.º ciclo, que se realizou no dia 24 de maio, em Fátima, organizado pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã. Foram cerca de 400 os alunos de Viseu que estiveram presentes “dispostos a vivenciar um dia repleto de alegria e luz”.

A nível nacional este encontro reuniu cerca de 5 mil alunos de 80 agrupamentos de escolas de todo o país.

“O encontro foi preparado nas aulas de EMRC, com a realização de várias atividades em que os alunos foram descobrindo como podem ser luz para os outros, através de gestos, palavras e atos concretos. Este processo culminou numa ação solidária que resultou na angariação de centenas de bens de primeira necessidade destinados à “Obra da Rua” do Padre Américo, mais concretamente à Casa do Gaiato de Malanje, em Angola”, explica Agostinho Santos, professor de EMRC no Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique.

Este encontro ficou marcado pela celebração na Basílica da Santíssima Trindade e pelas atividades realizadas no Centro Paulo VI, que “ajudaram a aprofundar e vivenciar o tema: EMRC, uma Luz no Coração”. “Ficou a ecoar, como mensagem central, a importância de buscar a luz de Jesus no coração e de ser uma luz para os outros através de sorrisos, palavras e gestos concretos. Todos os participantes foram encorajados a tornarem-se agentes de mudança na sociedade, propagando ensinamentos de amor, respeito e solidariedade”, explica o docente.

O professor Agostinho Santos diz que, no final do dia, a alegria e felicidade eram evidentes nos rostos de todos os alunos. “De regresso a casa traziam consigo a experiência deste dia iluminado pela partilha, pela luz e pelo compromisso com os valores aprendidos”, realça.

O docente desafia os pais e encarregados de educação para que, “ao aproximarem-se as matrículas para o próximo ano letivo, não deixem de fazer esta escolha. Os filhos agradecem. Uma outra luz brilhará no seu coração”, conclui.

CategoryDiocese, Fátima, Igreja