A Ordem Terceira do Carmo, sediada na Igreja do Carmo, em Viseu, celebrou, ontem à noite, dia 16 de julho, a festa em honra da sua padroeira. A celebração da Eucaristia foi presidida pelo Bispo da Diocese, D. António Luciano, e concelebrada pelo Padre Mota, reitor daquela Igreja e assistente espiritual da Ordem em Viseu, pelo Frei Francesco Ervas, da comunidade franciscana dos Terceiros, pelo pároco de Santa Maria, Cónego Manuel Matos, e pelos Padres José Pedro e Manuel Maduro.
Durante a celebração, que aconteceu num ambiente de festa, alegria e ação de graças no coração da cidade, o Bispo da Diocese de Viseu pediu a Nossa Senhora do Carmo “que, com o seu olhar de mãe, ilumine o coração dos crentes e ajude e ensine todos a fazer a peregrinação da fé, em cada dia, particularmente nos momentos mais difíceis, para que não caiamos no individualismo e no indiferentismo, mas antes prossigamos os caminhos sinodais de comunhão, de participação e de missão”. D. António Luciano acrescentou que para tal é “preciso aprender a olhar para Maria e deixar que ela também nos olhe na busca pela paz e na inspiração dos valores humanos, morais e cristãos criando a civilização do amor”.
Na homilia, o Pastor Diocesano deixou ainda um desafio à assembleia presente: “que, como Nossa Senhora do Carmo, sejamos revestidos do amor e da graça de Deus para que possamos viver protegidos e emoldurados naquilo que é o amor e a misericórdia divina do Espírito Santo”. “É preciso também subir ao Monte Carmelo para escutar a voz do Senhor, a sua palavra, e deixar que ela transforme a nossa vida, para sermos ativos neste mundo em cada dia e aí partilhar o amor de Deus. Todos encontramos nesta festa e na dimensão que ela nos oferece um caminho e modelo de como é ser cristão”, acrescentou.
Terminada a Eucaristia, realizou-se a habitual procissão com o andor de Nossa Senhora do Carmo, que percorreu algumas das artérias da cidade, transportado por militares do Comando Territorial da GNR de Viseu – do qual também é padroeira – na presença de um grande número de fiéis, ao som da Banda Filarmónica de Ribafeita.
A festa religiosa contou ainda com a presença de acólitos, irmãos da Ordem Carmelita e escuteiros, bem como representantes da Câmara Municipal de Viseu, da Junta de Freguesia local, da GNR, entre outras entidades.