Os sentimentos de alegria, de confirmação e também de algum nervosismo invadiram o coração dos seminaristas Francisco Ferreira, de 24 anos, da Paróquia de Mangualde, e Tiago Rio, de 22, da Paróquia de Ribafeita, Viseu, durante a celebração eucarística onde foram instituídos nos Ministérios de Leitor e Acólito, respetivamente, hoje ao final da tarde, dia 23 de julho, data em que se assinalou o 508.º aniversário da Dedicação da Catedral.

Foi um momento importante e com significado, vivido na presença de uma grande assembleia, que assistiu à celebração presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, na Sé de Viseu.

Para o seminarista Tiago Rio, receber o Ministério de Acólito significou “o início de uma nova etapa, numa continuidade do caminho vocacional”. “Há cerca de um ano fui instituído leitor, ministério que tenho vindo a exercer, dentro deste caminho vocacional em ordem ao presbiterado. Ter recebido o Ministério de Acólito é também um reafirmar daquilo que tem sido este percurso. Sou acólito há muito tempo, desde a minha juventude, e na altura foi um dos incentivos e um despertar para a minha vocação. Receber este ministério é impulsionador e dinamizador para o trabalho que vem a seguir”, afirmou.

Com este novo ministério, de um modo formal, o jovem poderá ser ministro extraordinário da comunhão, continuar a servir de um modo mais próximo o diácono ou o sacerdote e poderá também expor o Santíssimo, embora não possa dar a bênção, e ainda dar formação. O acólito é considerado “o braço direito do sacerdote”, sendo por isso fundamental a sua presença, dando também desta forma um papel ativo aos leigos dentro da própria celebração litúrgica.

Para o jovem Francisco Ferreira, ter sido instituído no Ministério de Leitor é um passo importante na caminhada do seu percurso como seminarista. “Senti que a própria Igreja reconhece em nós um crescimento e que nos considera capazes de desempenhar, com aquilo que se exige, estes ministérios que recebemos”, enalteceu. Pessoalmente, acredita que esta nova valência lhe vai permitir conhecer e dar a aprender aos outros, de uma forma mais aprofundada, a palavra do Senhor. “No âmbito da liturgia, ser leitor torna-se um ministério a ser vivido e assumido de forma mais presencial. Poderei proclamar a palavra do Senhor nas celebrações e, no aspeto mais prático e mais quotidiano, pegarei nesta palavra e adotarei aquilo que sou e as minhas vivências, tentando aprofundar o seu significado, mesmo com outras pessoas que se vão cruzando comigo”, explicou.

Para os dois jovens, que estão a frequentar o Mestrado Integrado em Teologia, no Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, faltando apenas um ano para a sua conclusão, a sua aprendizagem tem-se revelado “um percurso de crescimento”. Ao longo da formação, têm tido o acompanhamento importante, nomeadamente do Reitor Padre António Jorge Almeida.

Baseados na sua experiência pessoal, mas também na sua caminhada de fé, os dois seminaristas aconselham todos os jovens que estejam com dúvidas quanto ao caminho a seguir que não tenham medo de seguir a sua vocação.

Durante a celebração, na homilia, o Bispo da Diocese de Viseu agradeceu aos seminaristas por terem seguido o chamamento de Deus para esta vocação. “Perante a falta de ordenações o Senhor tem olhado para nós com misericórdia e amor para os nossos seminaristas, mostrando-lhes um coração de Pai e de Pastor. Aparecem aos nossos olhos como um dom de Deus a caminho do sacerdócio numa Diocese que desde 2017 não tem ordenações sacerdotais”. “Estes jovens são convidados a anunciar fielmente a palavra de Deus e a servir o altar dignamente para que a celebração da Eucaristia seja um dom e uma festa para toda a comunidade”, acrescentou.

Neste dia, data em que também se comemorou a entrada de D. António Luciano na Diocese de Viseu, o Bispo agradeceu ao Senhor “o dom do serviço episcopal realizado ao longo destes seis anos dedicados a cuidar do povo de Deus nesta Igreja de Viseu”. “Tenho procurado viver com fé, disponibilidade interior e generosidade pastoral para servir com alegria o povo de Deus que me foi confiado”, referiu.

Na cerimónia estiveram também presentes muitos dos diáconos permanentes e presbíteros cuja ordenação aconteceu na celebração da solenidade da Dedicação da Catedral.

A homilia pode ser consultada aqui.