
O Município de Carregal do Sal condecorou o Padre Ramiro Ribeiro, pároco em Papízios e Parada, freguesias deste concelho, com a medalha de Mérito Municipal Serviço Público. A celebração decorreu na segunda-feira, dia 22 de julho, nas comemorações do feriado municipal, durante a Sessão Solene, nos Paços do Concelho, presidida pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, com a presença do presidente da autarquia, Paulo Ferraz.
Este reconhecimento, proposto pala Câmara Municipal, foi aprovado pela Assembleia Municipal, tendo como critério o serviço à “causa pública”, pelos anos de dedicação pastoral no concelho de Carregal do Sal, desde a sua ordenação sacerdotal, “alicerçada numa postura singular e de referência, com especial enfoque na realização de ações de entreajuda e de bem-estar nas comunidades”, como se pode ler no ofício.
Esta condecoração, com a atribuição de medalha e diploma, foi recebida com “alegria e gratidão” pelo Padre Ramiro Ribeiro que, em declarações ao Jornal da Beira, diz estar “feliz com esta homenagem”, mas confessou que “62 anos depois já não estava à espera”.
Apesar dos seus 87 anos de idade continua com o cuidado das paróquias, com o sentimento de que é hora de dar lugar às novas gerações. Mas diz que, enquanto isso não acontece, “vai aguentando o barco”.
O Padre Ramiro Ribeiro foi ordenado a 29 de julho de 1962. Em 1987 viu reconhecida a sua vida sacerdotal, celebrando as bodas de prata. A 29 de julho de 2012 celebrou as de ouro.
O sacerdote pertenceu ainda aos órgãos sociais dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, “tendo servido de forma generosa, voluntariosa e com desprendimento pessoal a causa indelével que abraçou, sendo que a sua longa e bonita vida tem também passagens ligadas à cultura, à reconstrução de templos e espaços envolventes, onde deixou a sua marca pessoal”, refere o mesmo ofício.