No dia da celebração dos 508 anos da Dedicação da Catedral fazemos memória do grande restauro, que ocorreu em 1516 e foi concluído no dia 23 de julho.

A partir desta data, ficou decidido celebrar neste dia a festa da Dedicação da Igreja Mãe da Diocese de Viseu. Todos os anos, o Bispo reunido com os sacerdotes, diáconos, consagrados, religiosos, religiosas e leigos celebram festivamente este dia em ação de graças com hinos e cânticos de louvor.

A construção da Igreja edifica-se com o empenhamento de todos juntos, porque formamos um só Corpo com Cristo, na corresponsabilidade de todos os fiéis participando deste modo na construção do Reino de Cristo.

Neste dia em que na celebração da eucaristia dois jovens seminaristas dão um passo em frente no discernimento vocacional, Jesus olhou para a nossa diocese, com ternura e compaixão, e chamou estes jovens para o ministério ordenado. Perante a falta de ordenações, o Senhor tem olhado para nós com misericórdia e amor, assim como para os nossos seminaristas mostrando-lhes um coração de Pai e de Bom Pastor. O sim generoso destes dois jovens, o Francisco e o Tiago, que foram instituídos nos ministérios de Leitor e de Acólito, aparecem aos nossos olhos como um dom de Deus a caminho do sacerdócio numa Diocese que, desde 2017, não tem ordenações sacerdotais. Estes jovens são convidados a anunciar fielmente a palavra de Deus meditando-a no seu coração  e a servir o altar do Senhor dignamente para que a celebração da Eucaristia seja um dom e uma festa para toda a comunidade.

Celebrando esta festa, todos somos chamados a ser uma Igreja viva em peregrinação na esperança, dando ao mundo o testemunho na comunhão, participação e missão.

No próximo domingo, a Igreja celebra o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Peço a todos um empenhamento pastoral para celebrar com alegria e dignidade este evento em cada comunidade paroquial. Desejo a todos os avós, filhos e netos as maiores felicidades e bênçãos de Deus na transmissão da fé.

+António Luciano, Bispo de Viseu