Espero a ressurreição dos mortos
Na esperança que nos une em Cristo Jesus e com sentimentos de profundo pesar, em nome da Diocese de Viseu, comunico o falecimento do diácono permanente Joaquim Cardoso Ferreira de Almeida, a quem o Senhor chamou a 25 de julho de 2024, dia de São Tiago Maior, no hospital da CUF, em Coimbra, onde se encontrava internado. Confortado com a graça dos sacramentos, partiu em paz, acompanhado da família.
Agradeço todo o acompanhamento e atenção que lhe foram dados por familiares, amigos e pessoal hospitalar.
Que o Senhor o recompense pelo bem que realizou na missão de professor e de diácono permanente, tanto junto dos seus alunos e colegas, nas escolas onde exerceu o seu múnus, como na sua ação pastoral, que foi grande e diversificada, destacando-se a catequese e a pastoral familiar.
Em meu nome pessoal e da Diocese de Viseu, apresento os meus sentidos pêsames à família, de modo especial à esposa, filho, nora e netos.
Rezemos unidos ao Senhor da Vida pelo seu eterno descanso, e ao Senhor da Messe para que conceda à nossa Diocese muitas vocações sacerdotais, diaconais, consagradas e matrimoniais.
† António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu
Exéquias
Sábado, 27 de julho
A partir das 9h00, estará em câmara ardente na igreja de Vilar de Besteiros, onde será celebrada eucaristia exequial às 16 horas, presidida pelo Bispo da Diocese.
Elementos biográficos do diácono Joaquim Cardoso Ferreira de Almeida:
Natural da paróquia de Vilar de Besteiros, concelho de Tondela (Arciprestado de Besteiros), nasceu no dia 23 de maio de 1958.
Frequentou os Seminários Menor e Maior da Diocese de Viseu e o Seminário de Gouveia.
Efetuou o curso de professor primário e exerceu esse trabalho, tendo depois tirado a licenciatura que o levou a ser professor do segundo ciclo.
Como leigo empenhado, colaborou de perto com as paróquias de Santa Comba Dão e de Vilar de Besteiros.
Como diácono, colaborou com o antigo e com o atual arciprestado de Besteiros.
Nos anos 90, foi membro do Secretariado Diocesano da Educação Cristã e do Secretariado Nacional da Educação Cristã.
Juntamente com a esposa, durante 10 anos, foram casal responsável das Equipas de Nossa Senhora e depois casal responsável do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar.
Foi Diretor Pedagógico do colégio da Via Sacra.
Ordenado diácono a 22 de Julho de 2012, colaborou nas paróquias de Vilar de Besteiros, Caparrosa, Mosteiro de Fráguas e Silvares.
De 2017 a 2020 foi diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã.