Um grupo de 14 consagrados da Diocese de Viseu rumou até ao Santuário da Nossa Senhora da Lapa para um encontro-convívio, que marcou o encerramento anual do trabalho pastoral.

Esta peregrinação ao Santuário mariano, que teve lugar no dia 15 de julho, surgiu a convite do Secretariado da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) Viseu. “Ali fomos acolhidos por uma das Irmãs que cuida do santuário que, além de partilhar connosco o enquadramento religioso da devoção a Nossa Senhora da Lapa, nos guiou na visita ao belo espaço do museu que contém alguns dos ex-votos dos peregrinos. Foram momentos fortes vividos à volta da mesa. Em primeiro lugar, na mesa do altar, onde partilhámos a palavra e o pão vivo. Continuámos a aquecer o coração (e também o corpo porque o verão parecia que ainda ali não tinha chegado) partilhando os nossos farnéis e, sobretudo, um pouco mais das nossas vivências”, relata o Secretariado.

O regresso incluiu uma paragem no Santuário do Senhor dos Caminhos, onde os consagrados rezaram a oração de vésperas e partilharam o lanche. “Regressámos com as bolsas e as malas térmicas mais ligeiras e com o coração mais cheio da fraternidade que nos une na missão que desenvolvemos”, conclui o Secretariado.

CategoryDiocese, Igreja