A Igreja da Nossa Senhora da Conceição, em Viseu, acolheu a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo da Diocese, ontem, dia 1 de agosto, ao final da tarde, que marcou o início das comemorações do centenário do Sport Viseu e Benfica.

Durante a homilia, o Bispo felicitou a associação, em especial todos os membros da direção, sócios e todos aqueles que ao longo de um século construíram uma “tão bela história”. Nesta data tão significativa, o Bispo recordou que “o desporto sempre teve uma presença muito grande nesta cidade”, estando, este ano, a ser celebrado no contexto de Cidade Europeia do Desporto “em ambiente de comunhão, fraternidade, solidariedade e festa”.

“Não é todos os dias que se celebram 100 anos de história e de instituições, construídos com muitas vidas, muito entusiasmo e, ao mesmo tempo, com sacrifício”, referiu, recordando, ainda, os sócios e membros da direção já falecidos, que deram o seu melhor contributo para a construção da história desta associação desportiva.

O Prelado manifestou o desejo de que a atual direção continue a sua missão e trabalho, “com muita alegria e esperança”, recordando as palavras de Santo Afonso Maria de Ligório, celebrado nesse dia, que dedicou a sua vida à evangelização, às causas do direito e da justiça, deixando-nos como máxima o equilíbrio da vida expresso nas seguintes palavras: “contra o rigorismo moral, benignidade pastoral”.

Carlos Antunes, presidente da direção, destacou a importância deste evento religioso na abertura das comemorações do centenário, já que o Sport Viseu e Benfica nasceu naquela zona, junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, existindo por isso um simbolismo inerente a esta efeméride. “São 100 anos de história de um clube que sempre levou longe o nome da cidade de Viseu e que muito contribuiu para a formação cívica, social e desportiva de milhares de atletas que ao longo de todos estes anos militaram no Sport Viseu e Benfica, orgulhosamente eclético, e de onde saíram grandes nomes do desporto português”, referiu.

Além da direção do clube e dos sócios, estiveram também presentes na celebração o presidente da Comissão do Centenário, Fernando Seara, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, o vereador do Desporto, Pedro Ribeiro, o presidente da Freguesia de Viseu, Diamantino Santos, entre outras personalidades do mundo associativo e civil.

CategoryBispo, Diocese, Viseu