O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, presidiu, ao início da manhã de hoje, na Igreja Paroquial de São José, à celebração da Eucaristia em honra de São Mateus neste Dia do Município.

Esta festa litúrgica do apóstolo e evangelista São Mateus, neste dia de feriado municipal, é uma celebração festiva, de ação de graças, mas também “um dia para parar, refletir, homenagear e pedir, junto de Deus, por intermédio de São Mateus, saúde, proteção, progresso, prosperidade e segurança para os habitantes da nossa cidade e concelho”, começou por afirmar o Bispo de Viseu na homilia.

Na celebração, D. António Luciano referiu-se a São Mateus como uma personagem próxima da vida de todos os cidadãos, junto das nossas populações. “São Mateus, poderoso intercessor junto de Deus, representa para cada um de nós um modelo na nossa vida e na vida da nossa cidade”, que “se identifica através da feira mais antiga de Portugal, chamada de São Mateus”.

Mateus era um cobrador de impostos, conhecido como Levi. A sua festa é celebrada para fazer memória da sua vida e da sua vocação, que assenta no facto de ter aceite o convite de Jesus para o seguir e difundir as palavras e ensinamentos através do seu Evangelho. Nele, destaca a linhagem judaica de Jesus e as parábolas sobre o Reino de Deus, mostrando-nos o caminho que devemos seguir para alcançar a salvação.

Durante a homilia, o Bispo recordou ainda os momentos difíceis vividos ao longo destes dias pelas populações, devido aos trágicos incêndios, “que causaram morte, terror, medo, pavor e destruição de pessoas e bens”.

“No dia em que vão a sepultar os três jovens bombeiros, queremos prestar a todos os que morreram a nossa sentida homenagem e gratidão. Façamos silêncio interior e rezemos pelo eterno descanso das vítimas falecidas e por todos os que perderam as suas vidas e os seus bens”, disse, agradecendo a “todas as autoridades, bombeiros, GNR, proteção civil, cidadãos e voluntários, que lutaram até à exaustão para apagar os terríficos incêndios, que devastaram a natureza, empobreceram o país e causaram dor e sofrimento a tantos cidadãos”.

Após a celebração da Eucaristia, a assembleia presente participou na procissão que percorreu o Campo de Viriato, onde está instalada a Feira de São Mateus, que este ano completou a sua 632ª edição.

Homilia disponível aqui.

CategoryBispo, Diocese, Viseu