A Cáritas Diocesana de Viseu recebeu, durante o dia de ontem, 8 de outubro, representantes das Cáritas da Sérvia, da Macedónia, da República Checa, da Hungria e da Bélgica, ao abrigo do programa “Comunidade de Partilha”, traduzindo-se num encontro de troca de experiências e de práticas, de forma a se perceber como cada país trabalha no apoio e inclusão da etnia cigana.

Esta visita surgiu no âmbito de um projeto internacional, onde a Cáritas Diocesana de Viseu representa Portugal, com o objetivo de apoiar a inclusão da etnia cigana e influenciar políticas sociais.

O encontro teve início no Centro Sócio-Cultural, com a troca de experiências de cada um dos países representados, tendo sido debatida a discriminação de que a etnia cigana é alvo, tal como a dificuldade que estas pessoas têm no acesso ao mercado de trabalho, aos cuidados de saúde, à educação e à habitação, problemas que se revelaram transversais a todos os países.

Também o apoio financeiro dado às Cáritas, por parte das entidades governamentais para as ajudar junto desta comunidade foi um dos temas abordados, verificando-se que ainda há um longo caminho a percorrer nesta área, estando atualmente Portugal numa posição mais favorável.

Durante o dia, os representantes visitaram a Feira Semanal, o Centro Comunitário de Paradinha, o Bairro da Balsa, São João de Lourosa e ainda famílias que vivem em barracas, nomeadamente em Teivas e em Silgueiros.

De acordo com o Diácono Felisberto Marques, presidente da direção da Cáritas Diocesana de Viseu, “o essencial desta visita cumpriu-se através da partilha de experiências e da divulgação do trabalho feito localmente pela Cáritas de Viseu, à semelhança da Cáritas de Setúbal”, com quem estiveram reunidos na segunda-feira.

O responsável acredita ainda que este encontro de trabalho “lhes pode servir de motivação para mobilizarem os poderes públicos para conseguirem um maior apoio, já que naqueles países as Cáritas trabalham quase em exclusivo só com os seus próprios meios ou com ajudas de outras Cáritas que têm maiores recursos”.

O dia terminou com uma apresentação do trabalho que é feito nos vários países, no Seminário Maior de Viseu, onde estiveram presentes os parceiros institucionais locais da Cáritas Diocesana.

O encerramento da visita contou ainda com a presença do Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, que agradeceu a todos o trabalho que desenvolvem em prol da comunidade de etnia cigana e de todos os que apoiam, incentivando-os a continuar a desempenhar as suas funções de promoção humana, apesar das dificuldades que encontram no exercício da sua missão.

CategoryBispo, Diocese, Viseu