Durante a manhã de hoje, 25 de novembro, a Escola Profissional de Carvalhais, inserida no Centro de Promoção Social, propriedade da Paróquia de Carvalhais, situada em São Pedro do Sul, recebeu a visita do Embaixador de S. Tomé e Príncipe, Esterline Género, e do Secretário de Estado das Comunidades Portugueses, José Cesário, que visitaram as instalações acompanhados pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, dos padres Cristóvão Cunha e José Carlos Bento, e do presidente da Câmara Municipal, Vítor Figueiredo.
A convite da direção, conheceram as instalações da escola e as oficinas onde são lecionadas as aulas práticas, ouviram os testemunhos de alunos naturais de São Tomé e Príncipe e terminaram a visita com um almoço servido pelos alunos do curso de Restauração Cozinha/Pastelaria, no restaurante pedagógico São Tiago.
Esta visita teve como objetivo estreitar as relações entre a escola e as entidades que em Portugal representam alguns dos alunos, dando a conhecer esta instituição de ensino ao novo embaixador, já que, dos cerca de 150 alunos, perto de 70% são de São Tomé e Príncipe. Como explicou a professora Paula Jorge, diretora pedagógica da escola, esta visita contribuiu para “manter as boas relações existentes”, mas também para demonstrar aos próprios alunos que “a escola está atenta às suas necessidades”.
Esta instituição de ensino está integrada num projeto da Paróquia de Carvalhais, “que tem vários serviços dedicados à pessoa humana, sendo uma mais-valia para a comunidade”. “Esta escola ajuda a promover a pessoa humana e a dignificá-la. Através da educação e do ensino dá ferramentas aos alunos para depois em adultos poderem lançar as suas próprias empresas e serem formadores de outros jovens”, referiu o Bispo.
Sobre esta visita, D. António Luciano disse ter sido “profícua”. “Este encontro traz também luz para perspetivarmos o futuro desta escola, ajudando os nossos jovens a alcançar os seus objetivos. Que esta visita de trabalho e reconhecimento também possa produzir bons frutos”, acrescentou.
Para o Embaixador, Esterline Género, esta visita representou uma oportunidade de agradecer pessoalmente à direção da escola o trabalho que tem vindo a desenvolver com os alunos do seu Estado. “A minha vinda cá representa, acima de tudo, gratidão, ao informar a escola que o meu Estado de São Tomé e Príncipe é grato pela formação dada aos nossos concidadãos e acreditamos que é a partir daqui que se consegue erguer um país”, referiu, reforçando que “a educação é a maior arma que se pode dar a um povo”.
A Escola Profissional de Carvalhais tem ao dispor dos alunos os cursos de Termalismo, Mecatrónica Automóvel, Informática de Gestão e Multimédia e Restauração Cozinha/Pastelaria.