A Solenidade de Cristo-Rei, celebrada ontem, dia 24 de novembro, foi vivida por toda a Diocese de Viseu, tendo o Bispo da Diocese, D. António Luciano, presidido à celebração na Catedral, com a presença de alguns Movimentos e Obras da Diocese, nomeadamente: Ação Católica Rural (ACR); Movimento da Mensagem de Fátima (MMF); Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE); Movimento por um Lar Cristão (MLC); Associação Médicos Católicos; Renovamento Carismático Católico; Oficinas de Oração e Vida; Corpo Nacional de Escutas (CNE); e Ordem Terceira do Carmo.
Os representantes demonstraram a sua unidade apostólica e renovaram o seu compromisso de serviço, disponibilidade e missão para que foram chamados. Perante o Bispo, demonstraram a sua vontade de participação na missão de servir, assim como reforçaram que estão vivos e atuantes na sociedade, pretendendo ser fermento e vida para a Igreja Diocesana.
Durante a homilia, D. António Luciano expressou a sua gratidão por todo o trabalho desempenhado pelos Movimentos e Obras nas comunidades onde estão inseridos, pois considera-os “os braços do apostolado”. “Amai muito a Igreja e servi Jesus nos irmãos mais pobres e abandonados. Com alegria fazei caminho! Vós chegais muito longe, sois os braços do apostolado do vosso Bispo e dos vossos párocos em muitos lugares”, referiu.
O Bispo agradeceu, ainda, aos leigos, jovens membros de todos os movimentos, serviços e obras a fé, o testemunho, a presença e o trabalho que realizam na Diocese com tanto amor, generosidade, gratuitidade e zelo apostólico e missionário.
Na celebração pediu, em particular, aos jovens para que “sejam protagonistas da construção de um mundo novo, da civilização do amor e de uma Igreja renovada” e que a graça do Jubileu da Esperança que se aproxima os faça crescer no amor a Deus e ao próximo.