Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Cerca de 200 catequistas da Diocese de Viseu estiveram reunidos na passada sexta-feira, dia 22 de novembro, no Complexo Paroquial de Coração de Jesus, para em conjunto refletirem sobre as implicações pastorais e catequéticas do novo itinerário de iniciação à vida cristã.

Este encontro de trabalho foi coordenado pelo diretor do Secretariado de Educação Cristã (SDEC), Abel Dias, que explicou que “este novo itinerário é uma tentativa de responder às necessidades de gerações que requerem uma outra aposta na sua iniciação cristã”.

De acordo com os catequistas presentes, “o encontro foi muito útil e permitiu, além da troca de experiências, uma maior preparação e motivação para os novos desafios que a sociedade de hoje apresenta à iniciação cristã”.

A reunião de trabalho contou também com a presença do Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, que se mostrou agradado com a participação de todos. “Este novo itinerário é um projeto inovador e queremos acolhe-lo e colocar nele o nosso esforço, a nossa fé e o nosso empenhamento, porque a catequese é primordial para a renovação das comunidades e da vida da Igreja”, reforçou.

D. António Luciano defendeu que “a catequese deve começar pelo Bispo, pelos párocos e por todos os catequistas que ajudam também na formação integral da pessoa humana, nas dimensões catequética, evangélica e espiritual.”

O Prelado destacou ainda a importância do trabalho dos catequistas com a família. “A família é a primeira educadora, mas como hoje tem tantas dificuldades e tantos afazeres é importante que a catequese paroquial assuma esta responsabilidade e forme bem os seus catequistas para este itinerário chegar ao coração dos catequizandos”, referiu.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: