
A comunidade de Moure de Madalena, na Paróquia de Campo de Madalena, em Viseu, recebeu a Missão Popular Vicentina, de 15 a 30 de março.
Durante estes dias, fizeram um trabalho de proximidade com a comunidade, tendo tido como momentos altos a celebração da “Eucaristia das Comunidades”, onde foram acolhidos aqueles que, durante a primeira semana, se reuniram nas várias comunidades familiares da Missão para a reflexão das catequeses e a Eucaristia de encerramento da missão, no dia 30, presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano.
O Bispo agradeceu a presença e o trabalho deste grupo de religiosos, pedindo pelos seus bons frutos, neste ano duplamente jubilar para a Congregação da Missão.
De acordo com o Pároco José Luís, esta foi a primeira vez que a comunidade recebeu uma Missão Popular Vicentina, tendo sido criadas cinco comunidades familiares, que “durante 15 dias tiveram diariamente atividades de evangelização com o objetivo de revitalizar a fé e o sentido de Igreja sinodal”.
Na primeira semana, reuniram em comunidades familiares onde aprofundaram temas: “o que é a religião? preocupa-nos?; creio em Jesus Cristo, redentor do mundo; e creio na Igreja; Maria, estrela da evangelização”.
O Padre realçou a importância do encontro das comunidades familiares, na primeira semana, “onde partilharam as alegrias e os sonhos de continuar a reunir uma vez por mês”. Na segunda semana, destaca as seis celebrações temáticas, onde “se valorizou a Palavra de Deus, a Bíblia, a luz, a água, as alianças, o fogo, e Maria”, assim como a “festa da Palavra de Deus, Cristo luz do mundo, Igreja, Família, reconciliação e Maria mãe de Deus, respetivamente”.
“Correu muito bem e a participação foi boa. Houve alguma resistência em participar, no início, em abrir as casas, na programação, mas ultrapassados os medos, foi um êxito. A assiduidade foi excelente. Esperamos que seja fermento de evangelização, neste tempo de esperança cristã”, apelou o Pároco José Luís.
A Missão Popular Vicentina tem como objetivos contribuir para a criatividade missionária da comunidade cristã, através da formação dos membros da paróquia para serem agentes de evangelização, para a construção de uma comunidade e pela renovação da ação caritativa comunitária.