
Os seminaristas Damião Muanda e Joel Loureiro, da Diocese de Viseu, que estão a frequentar o 3.º ano da Licenciatura em Teologia e a ser acompanhados na etapa da Configuração I, receberam a admissão às Ordens Sacras, ontem, 10 de abril.
A cerimónia foi presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, no Seminário Interdiocesano de São José, em Braga. No rito da admissão, os seminaristas responderam afirmativamente, em resposta ao chamamento do Senhor, manifestando a sua vontade em querer completar a sua preparação para se tornarem aptos para o ministério ordenado na Igreja e, também, em querer formar o seu espírito, de modo a poderem servir fielmente o Senhor Jesus Cristo e o seu Corpo que é a Igreja.
Na sua homilia, inspirando-se na figura de Abraão, o Bispo interpelou-os a que vivam em constante aliança com Deus, cujo definitivo mediador é o seu Filho Unigénito, a quem os candidatos são chamados a configurar-se. D. António Luciano incentivou-os a guardar a Palavra de Deus no seu coração e a colocá-la em prática no serviço aos irmãos, numa linha de fidelidade e de compromisso, de modo a que neste Ano Jubilar sejam semeadores de esperança preocupados com o aumento das vocações sacerdotais na Igreja.
Esta visita terminou com um jantar de confraternização.
A admissão às Ordens Sacras é um rito importante na formação de um seminarista rumo ao sacerdócio. É o momento em que a Igreja reconhece publicamente que aquele candidato tem as disposições interiores e exteriores necessárias para continuar o caminho vocacional rumo às ordens sagradas, ou seja, ao diaconado e depois ao sacerdócio.