Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, vai presidir à Eucaristia da Solenidade do Corpo de Deus e à habitual procissão pelas ruas da cidade de Viseu, no dia 19 de junho, organizada pelo Cabido da Sé.

Às 11h00 será celebrada a Eucaristia na Catedral e, às 16h00, são rezadas as Vésperas. Uma hora mais tarde, tem início a procissão que este ano sai da Catedral, segue pela Rua Nunes de Carvalho, Praça da República (Rossio), Avenida 25 de Abril, Rua Alexandre Herculano, Rua do Comércio e termina novamente na Catedral.

“O Dia de Corpo de Deus é um dia solene para celebrarmos novamente o grande louvor da Eucaristia. Neste dia, o Corpo de Deus surge como louvor público e festivo em relação à própria Eucaristia, permitindo que os fiéis, especialmente os da cidade, possam participar”, explica o Cónego Manuel Matos, Deão do Cabido da Sé de Viseu.

Todos os anos, esta celebração, liturgicamente designada como Festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, atrai um grande número de fiéis, chamando assim o povo de Deus a ser comunhão na Eucaristia. Durante a mesma, o Bispo leva consigo a Hóstia consagrada (o Santíssimo Sacramento), na Sagrada Custódia, permitindo aos fiéis assistirem a um ato de fé público de adoração.

Esta exultação popular à Eucaristia é manifestada no 60.° dia após a Páscoa, uma quinta-feira, ligando-se assim à Última Ceia de Quinta-feira Santa. Em toda a Diocese de Viseu se celebra esta solenidade, com uma grande devoção, que envolve as comunidades locais, nomeadamente na confeção dos tapetes de flores nas ruas onde passa a procissão.

O Bispo de Viseu convida toda a comunidade a participar nesta celebração. “É num maior conhecimento de Jesus e da sua Palavra, com membros da Igreja, que os cristãos podem entender a grandeza, a riqueza, a altura, a largura e a profundidade do amor de Cristo por nós. Convido toda a Igreja Diocesana, todos os seus fiéis, as paróquias, as irmandades e as associações de apostolado, neste Ano Santo Jubilar de Esperança, a testemunhar as razões da nossa fé e a promover a adoração ao Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Que seja uma festa participada por todos, sinal da nossa fé, motivo da nossa adoração como caminho de esperança para construir um mundo novo, de paz e de justiça, na comunhão e na unidade com todos”, conclui.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: