Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A Fraternidade Sacerdotal de Viseu, associação da qual fazem parte muitos dos sacerdotes da Diocese de Viseu, reuniu ontem, dia 1 de dezembro, no Seminário Maior de Viseu, em Assembleia Geral Ordinária.

A manhã começou com a celebração da Eucaristia de sufrágio pelos bispos e sacerdotes falecidos, em particular os que partiram neste último ano, tendo sido recordados tanto os sócios, como os restantes membros do presbitério.

O Bispo de Viseu, D. António Luciano, que presidiu à Eucaristia na Capela do Seminário, recordou “todos os que já partiram para a Casa do Pai”, evocando o seu ministério zeloso e fiel ao serviço do povo de Deus.

Ao falar da missão da Fraternidade, D. António Luciano sublinhou que esta passa também por “pedir a cura dos nossos irmãos doentes e cuidar, com amor, dos que mais precisam”.

“A Fraternidade tem uma missão importante e exigente”, com o “desafio da administração de bens e da prática da caridade para com os associados, frágeis e doentes, um compromisso evangélico”, recordou o Bispo.

Quanto à ajuda prestada por esta associação, o Prelado defendeu que deve ser atribuída com “critérios e regras, com o exercício do discernimento” e “a prática da transparência”.

A Fraternidade Sacerdotal deve ser ainda “sinal de comunhão e unidade em presbitério, expressão de uma Igreja serviçal, viva e animada pelo Espírito Santo”, realçou na homilia.

D. António Luciano sublinhou também a importância de “se fazer o caminho juntos, com Cristo Bom Pastor, para cuidar dos outros”, sempre “atentos às necessidades dos irmãos”. O Prelado recordou que “a ajuda mútua fraterna não pode prescindir da dimensão espiritual e do cuidado que devemos ter no presente para programar o futuro”.

Em jeito de conclusão, apelou à união e empenhamento de todos os membros, pedindo que exista entreajuda, sem esquecer a dimensão orante.

Terminada a Eucaristia, os membros reuniram-se para a aprovação do orçamento e do plano de atividades.

O encontro de trabalho terminou com um almoço, que proporcionou um bom momento de comunhão fraterna entre todos.

CategoryBispo, Diocese, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: