Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A Visita Pastoral à Paróquia de Coração de Jesus, no Arciprestado de Viseu Urbano, terminou ontem, 8 de fevereiro, com a celebração da Eucaristia de encerramento, presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, com a presença das forças vivas e da comunidade paroquial.

Na homilia, o Bispo recordou os momentos que marcaram a semana, durante a qual teve a oportunidade de “escutar, confraternizar, dialogar, questionar e aprofundar” o conhecimento das diversas realidades da paróquia, bem como das instituições seculares e religiosas, num caminho sinodal que gera esperança e confiança no futuro.

D. António Luciano começou por agradecer a todos o acolhimento e disponibilidade, nomeadamente ao Pároco e Arcipreste, Cónego Jorge Seixas, que o acompanhou ao longo da visita.

Na celebração, o Bispo descreveu esta paróquia como sendo “viva, dinâmica, acolhedora e integradora de todos aqueles que vêm de fora”, desejando que continue a crescer em “estatura e graça”. Para isso, apelou aos agentes pastorais que continuem a percorrer “os caminhos, as ruas, as avenidas, as vielas, os parques e os prédios para evangelizar, nesta que é a missão da Igreja”.

Dirigindo-se aos jovens presentes, com os escuteiros em grande número, pediu-lhes que “continuem a ser protagonistas da mudança”, já que “são também uma força mobilizadora da renovação desta paróquia”.

Aos vários setores da pastoral, apelou a que continuem a fazer um trabalho de serviço à comunidade e à Igreja, com empenho e dedicação, em prol de “todos, todos, todos: pobres, doentes, imigrantes, vulneráveis, crianças, adolescentes, jovens, escuteiros, famílias e àqueles que querem servir e seguir Jesus Cristo”.

Na homilia, o Bispo lembrou ainda todos os que sofrem, em especial as vítimas das últimas tempestades que assolaram o nosso país, pedindo a ajuda e oração em prol dos mais necessitados. A celebração terminou com bolo e champanhe para todos os presentes, também no âmbito da celebração dos 67 anos da paróquia.

A visita começou no passado dia 2 de fevereiro, com a celebração da Eucaristia na Igreja de Coração de Jesus, repleta de fiéis, que teve uma grande participação da Catequese de Infância e dos familiares, tendo sido dada a bênção aos bebés e às crianças.

No dia 3, na Igreja dos Terceiros, onde esteve exposto, durante todo o dia, o Santíssimo Sacramento, o Bispo presidiu à oração de vésperas, tendo feito uma partilha a partir da Palavra do Deus, apelando ao Espírito Evangelizador dos presentes e à importância da oração, pedindo que centrem a sua vida na Eucaristia.

No dia 5, D. António Luciano participou na reunião do Conselho Pastoral, onde se inteirou do trabalho dos diversos setores da paróquia, que diz serem “muito ativos, vivos e operantes”, contemplando a vida fecunda e espiritual desta comunidade, nas dimensões da missão da Igreja “de ensinar, santificar e servir, mas também na dimensão social, do acolhimento aos imigrantes e cultural”.

No dia 6, o Pastor diocesano teve a oportunidade de visitar o Colégio da Imaculada Conceição, a Obra de Santa Zita, o Clube do Moinho e o Centro Cultural Monte Fuste, que o acolheram de forma calorosa e em ambiente de confraternização. Nos vários locais, testemunhou o empenho e dedicação em prol das crianças e também do trabalho feito em conjunto com as famílias, na comunidade.

No dia 7, o Prelado presidiu à Eucaristia na Igreja Paroquial de Coração de Jesus, onde deu a unção aos doentes, da parte da manhã, e, da parte da tarde, presidiu à Missa Vespertina, com a presença da Catequese da Adolescência e da Catequese de Adultos. Aos doentes pediu para “abraçarem a cruz”, vivendo o sofrimento com fé e esperança, confiando em Deus nos momentos de dor e fragilidade, tendo reconhecido “o papel fundamental dos cuidadores, que são sinal concreto da ternura de Deus junto dos doentes e mais frágeis”.

Aos jovens pediu que se comprometam a ser protagonistas da mudança, inspirados nos vários testemunhos dos santos e que levem a boa nova a outros jovens e familiares.

O Cónego Jorge Seixas descreveu a Visita Pastoral como “um momento marcante para a Paróquia”. “Com a presença do nosso Bispo, reforçamos a nossa união à Diocese. Graças a este momento, fizemos um levantamento exaustivo da realidade da nossa comunidade paroquial, que acolheu de forma positiva alguns desafios que foram lançados por D. António Luciano. O texto do Compromisso Paroquial, elaborado e apresentado no final da Visita Pastoral ao Bispo, reflete a vontade de continuar a fazer caminho, para que esta comunidade continue viva, ativa e responsável”, sublinhou.

Esta foi a primeira Visita Pastoral do Bispo de Viseu, seguindo-se, até ao mês de junho, as restantes 11 paróquias que compõem este arciprestado. A próxima visita pastoral terá lugar em Orgens, de 2 a 8 de março.

CategoryBispo, Diocese, Pastoral, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: