Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A Santa Casa da Misericórdia de Viseu celebrou o Dia Internacional dos Museus com uma programação especial que juntou música, património e tradição.

Na sexta-feira, dia 16 de maio, a Igreja da Misericórdia de Viseu recebeu uma mesa redonda, composta por vários especialistas que debateram os “Sinos: Património Material e Imaterial”, que abriu ao som de um órgão de tubos, com a interpretação de José Pedro Pinto.

Nesta sessão foram abordadas vários temas, entre eles, a importância dos sinos nas perspetivas histórica, patrimonial, social e cultural, a sua relevância e preservação, a forma como continuam presentes na sociedade, a sua ligação com a comunidade e como cada toque é interpretado, dando a conhecer o espólio existente sobre esta temática e que está presente no Museu Tesouro da Misericórdia.

Henrique Almeida, diretor do Museu, destacou a importância desta temática que continua tão atual, através do “mini Museu do sino, pioneiro a nível nacional”. “Queremos recuperar e patrimonializar uma tradição que tem caído em desuso. As pessoas olham para o sino e pensam que é apenas uma coisa do passado e quase até iconográfica na torre sineira de uma igreja. Nós quisemos mostrar com esta mesa redonda que é muito mais que isso e que, ao mesmo tempo, é um instrumento musical, que conjugado com outros dá sinais diferentes”, referiu.

Também a valorização do papel do sineiro foi um dos aspetos referenciados, já que existem cada vez menos tocadores.

A convite da organização, o Bispo de Viseu, D. António Luciano, esteve presente nesta iniciativa, reforçando que “o tema da reflexão acerca dos sinos e das suas funções dignifica a sua história e a importância na comunicação de uma mensagem que vem do alto e que aproxima as pessoas da realidade de Deus e da projeção da mensagem da Igreja”.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, Nuno Carrilho, destacou a importância da atividade cultural e reforçou que a “Misericórdia quer desenvolver mais esse sector no sentido de ajudar e apoiar a progressão das pessoas” que procuram a instituição, estando a ser desenvolvidas algumas atividades.

Recorde-se que o Museu da Misericórdia inaugurou em dezembro do ano passado uma exposição dedicada à “Tradição e Arte Sineira”, que ficou completa este passado fim de semana com a colocação de dois sinos que foram restaurados. É um projeto inovador e inédito na museologia do país, que visa resgatar o valor patrimonial da arte sineira.

CategoryBispo, Diocese, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: