O Bispo de Viseu, D. António Luciano, presidiu à Eucaristia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, hoje de manhã, 15 de agosto, na Catedral de Viseu, concelebrada pelo Cónego Manuel Matos.
Padroeira da Igreja Mãe da Diocese, a Virgem Maria foi recordada pelo Bispo como “modelo de fé para os crentes e esperança para as famílias”.
A Assunção de Nossa Senhora recorda o momento em que a Virgem Maria foi elevada à glória do céu em corpo e alma, após o fim da sua vida terrena, isto é, da sua peregrinação na terra. Esta doutrina foi oficialmente proclamada como dogma pela Igreja Católica em 1950, pelo Papa Pio XII.
Na homilia, o Bispo recordou que este dogma não é apenas um elogio à vida de Maria, “mas exalta a dignidade singular da Mãe de Deus, a cheia de graça, que nos aponta para o destino glorioso que nos aguarda, a todos os que vivemos e peregrinamos unidos a Cristo”.
Recordando a Semana dos Migrantes, que a Igreja Católica está a viver, com o tema “Migrantes: missionários da Esperança”, D. António Luciano relembrou que “também Maria, Jesus e José foram emigrantes na terra do Egito, fazendo o seu caminho através da martirizada terra de Gaza”. “Recordemos a missão dos emigrantes e imigrantes na construção do mundo em que vivemos e da Igreja que queremos ser, sendo por isso importante a oração por todos aqueles que peregrinam”, disse.
O Bispo manifestou, ainda, a sua solidariedade para com os bombeiros, a Proteção Civil e todos os operacionais e voluntários que combatem os incêndios que assolam o nosso país. Expressou, ainda, uma palavra de presença amiga e de oração a todas as pessoas afetadas por este grave flagelo. “Lembremos os bombeiros, soldados da paz, que por estes dias combatem as chamas em várias regiões do país, a proteção civil e os governantes, bem como todas as pessoas que veem os seus bens e haveres destruídos pelo fogo, dando-lhes força espiritual pela oração, pedindo a proteção da Mãe de Deus, oásis seguro de quem experimenta tanto sofrimento”, referiu.
Neste Ano Jubilar da Esperança, D. António Luciano agradeceu a peregrinação que, recentemente, a Diocese de Viseu fez ao Santuário de Lourdes e a que os jovens fizeram a Roma, onde participaram no Jubileu da Juventude, apelando a que no dia 4 de outubro “os diocesanos e pessoas de boa vontade façam a Peregrinação Jubilar Diocesana ao Santuário de Fátima”.
“Todos juntos, peçamos à Mãe de Jesus a sua intercessão por cada um de nós e para que tenhamos um mundo melhor, sem guerras, fome, devastação e indiferença, onde reine a paz, a justiça, a solidariedade e a fraternidade entre todos os povos”, concluiu.
Fotografias disponíveis no Facebook da Diocese de Viseu.