Embora escasseiem os vestígios da primitiva Catedral românica de Viseu, sabe-se que terão sido D. Henrique e D. Teresa os patrocinadores da sua construção. Ao longo dos séculos, o edifício foi sofrendo obras de reconstrução, restauro, ampliação ou melhoria, sendo hoje totalmente diferente.

As marcas dessas obras subsistem e são elas que nos permitem fazer uma “leitura” cronológica e histórico-social da sua importância, enquanto centro gravitacional da Igreja que nasce e cresce nas Terras de Viseu. Vestígios vários permitem-nos acreditar que a Catedral terá sido objecto de mais que uma Dedicação. A primeira Dedicação terá acontecido no Verão de 1109, “no âmbito da visita a Viseu do arcebispo de Toledo D. Bernardo. No século XIII, a Catedral terá sofrido obras de estilo gótico, por influência de D. Mateus Martins, continuadas por D. Egas Viegas. Por ocasião da inauguração das obras, em 1314, D. Martín Pérez de Fontova terá feito uma segunda Dedicação. As obras continuaram ao longo do século XIV, introduzindo-se um novo claustro (1352) e a nova abóbada, atrasada por causa dos conflitos com Castela, só veio a ser concluída por iniciativa de D. Diogo Ortiz Vilhegas em 1513, revelando marcas manuelinas. Na conclusão destas obras, que incluíram uma nova fachada, foi feita uma terceira Dedicação, a 23 de Julho de 1516, cujo V Centenário se celebra no próximo sábado. Ao longo desses séculos, as obras continuaram, quer para conservação, quer para embelezamento de espaços, deixando marcas renascentistas no claustro e na capela-mor, acrescentadas de esplendor barroco, no século XVIII. O edifício é “imagem figurativa da Igreja visível de Cristo. O verdadeiro templo de Deus vivo, espiritual”. As comemorações jubilares da Catedral terão o seu centro na solene celebração da Eucaristia, às 11:00, com a participação de numerosos bispos de Portugal e do Núncio Apostólico, com a presença de fiéis leigos, sacerdotes e religiosos de toda a diocese, representando as estruturas orgânicas diocesanas e Movimentos e Obras de apostolado. Após o almoço servido no Centro Sócio-Pastoral, serão apresentadas as Constituições Sinodais (14:30), a História da Diocese de Viseu (15:00), com reabertura do Tesouro-Museu da Catedral (16:30) e visita guiada às obras realizadas na Catedral, no âmbito da Rota das Catedrais. G.I.

CategoryDiocese, Viseu