Na conferência de imprensa realizada ao final da tarde ontem, D. Ilídio Leandro deixou ao Vigário-Geral, Pe. Armando Esteves, a responsabilidade de anunciar a apresentação da História da Diocese, na tarde do próximo sábado, às 15:00 horas, assinalando os 500 Anos da Dedicação da Catedral.

Coordenado cientificamente por José Pedro Paiva, este projecto de investigação desenrolou-se ao longo dos últimos anos, com a proximidade do Departamento dos Bens Culturais da Diocese. Cobrindo 1500 anos de história, a obra apresenta-se em três volumes. Parte do ano 569, data do primeiro documento referente à origem da diocese de Viseu e percorre a linha do tempo até Abril de 1974. A obra, “norteada exclusivamente por critérios históricos, propõe uma visão original e absolutamente inédita no panorama da historiografia portuguesa e internacional a respeito dos olhares e perspectivas que devem pautar um estudo desta natureza”, nas palavras de José Pedro Paiva. Com a História da Diocese de Viseu procura-se indagar e contar, “pela mão de historiadores”, como se foi construindo esta Igreja particular de Viseu, com que recursos humanos e materiais contou, como configurou o espaço físico e as mentalidades individuais e colectivas, que motivações e estratégias marcaram os agentes da acção da Igreja, face aos poderes coexistentes. São 1800 páginas amplamente ilustradas, mostrando “como é que o cristianismo foi vivido tanto por clérigos como por leigos”, buscando “a coerência de significado que tornou o cristianismo operativo enquanto religião e experiência de vida em sociedade”, neste território visiense. G.I.

CategoryDiocese, Viseu