No início de um novo Ano Pastoral, D. Ilídio publicou a Nota do Pastor, que apresentamos, na íntegra, aos nossos leitores:

Iniciamos um Novo Ano Pastoral. Desejo que seja muito bom para todos: Comunidades e Pastores; Instituições e Responsáveis; Movimentos e Estruturas pastorais e apostólicas e seus Membros. Quero lembrar as 14 Santas Casas da Misericórdia: os seus Provedores e Direções e seus Beneficiários.

Para já, preparamos 2 Acontecimentos que vão marcar o início deste ano pastoral:

– Peregrinação das Santas Casas da Misericórdia à Catedral, no dia 2 de Outubro.

– Peregrinação da Diocese a Fátima, no dia 5 de Outubro.

Uma e outra são Acontecimentos importantes. A preparar muito bem e a viver com muito empenho, amor e dedicação.

Se a 1ª é por ser o Ano Jubilar da Misericórdia e este dia é um encontro de oração e de festa entre todas as Misericórdias da diocese que se empenharam – e muito bem – com várias iniciativas; a 2ª é um dia de ação de graças a Maria, por tudo o que a Diocese quer traduzir e pôr em prática, depois de ter feito o Sínodo Diocesano e aprovado as suas Constituições.

Em Fátima, iremos agradecer a Maria – Mãe de Jesus e nossa – a Sua proteção materna… Mas iremos colocar nas Suas Mãos e, sobretudo, no Seu Coração, os nossos propósitos de levar adiante tudo o que sentimos e venhamos a sentir ser a vontade de Deus Pai e de Seu Filho Jesus Cristo.

O Sínodo ensinou-nos a caminhar em comunhão na missão, juntos como irmãos em Jesus Cristo e próximos – de mãos dadas – com todos os outros. Não somente olhando para o centro, vendo todos os que partilham a mesma Fé, mas voltados para todas as periferias e vendo e amando e chamando todos os que, connosco, queiram caminhar.

Então, em comunhão na missão, sintamo-nos “todos discípulos e todos responsáveis” e avancemos, sem desânimo, até às periferias!

Bispo Ilídio

G.I.