Missão ad gentes em Moçambique.

A Juventude Mariana Vicentina (JMV) é uma Associação de jovens católicos que surgiu de um pedido expresso de Nossa Senhora a Santa Catarina Labouré, a quando das aparições na Rue du Bac – Paris, em 1830. Presente em mais de 60 países no mundo, em Portugal existe há 32 anos, procurando fazer um acompanhamento muito próximo dos jovens seus “associados” nas paróquias onde vivem a sua fé. Tornar efetiva a fé professada e formar para os valores humanos, religiosos e vicentinos é o seu objetivo fundamental. A preocupação com os mais pobres e com a humanidade das “periferias” continua a ser o seu objetivo primordial. Tirar os jovens do “sofá” da paralisia e do comodismo e ajudar a seguir Jesus, o Senhor do risco, o senhor do sempre «mais além», tem sido e vai continuar a ser a sua Missão.

Os jovens da JMV de Portugal, não estão acomodados… Desde 1999 vêm desenvolvendo um projeto de missão em Moçambique, em colaboração com outros Ramos da Família Vicentina.

No dia 5 de setembro partiram já 3 jovens missionárias, sendo que uma é da paróquia de Orgens, Diocese de Viseu – em fevereiro se juntará outro jovem – para o Centro Renascer p’ra Esperança, no Chirrundzo, uma pequena localidade a cerca de 25 Km de Chókwé, no distrito de Xai-Xai, província de Gaza.

Das muitas atividades que se realizam a partir deste Centro, destacam-se a alimentação diária a mais duas centenas de crianças e idosos; o acompanhamento em regime de internato de quase duas dezenas crianças, porque não há capacidade financeira para mais; apoio e reforço escolar básico; formação mais técnica nas áreas da carpintaria, mecânica, costura e informática; e apoio pastoral às muitas comunidades cristãs em seu redor…

São realmente muitas as necessidades e poucos os recursos. Mas tem sido igualmente muito grande o envolvimento dos jovens e a generosidade e apoio das comunidades cristãs de Portugal, nomeadamente da Diocese de Viseu, por isso, uma vez mais, lançamos o apelo a que se junte a esta causa e no dia 18 de setembro, às 16 horas, venha assistir ao teatro musical Alegria da Misericórdia que vai subir ao palco do auditório do Centro Pastoral, em Viseu. A entrada terá um custo associado de 2€ que revertem na sua totalidade para este projeto da JMV. Mas se não poder ir e quiser ajudar pode fazê-lo através de transferência bancária para a conta (CGD): PT50 0035 0309 0007 1581 9303 8, ou ainda junto dos padres vicentinos ou membros da JMV. Hoyo, hoyo (bem-vindo) a esta Missão.

G.I./J.B.:Fernando, CM (Assessor Nacional da JMV)

CategoryBispo