O Património foi o centro de dois dias de debate, promovido pela União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e pela Santa Casa da Misericórdia de Viseu (SCMV) nos dias 26 e 27 de setembro. O ‘Dia do Património’, que a UMP realizou em Viseu aconteceu no âmbito das comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Viseu .

No primeiro dia, o Património Documental Histórico constituiu a base de análise das diversas conferências apresentadas, em que foram focados o próprio património das Misericórdias, as boas práticas na sua gestão, as coleções museológicas e gestão da informação, a importância dos arquivos e do tratamento da sua documentação, ou as tipologias hospitalares fomentadas pelas Misericórdias, em especial a de Viseu.

No segundo dia, os 500 anos da SCMV foi o tema central das comunicações apresentadas. A perspetiva semiótica-hermenêutica da Misericórdia foi primeiramente desconstruída, seguindo-se uma viagem pela história da instituição em que foram apontadas as relações de poder entre poder episcopal e a Misericórdia (sécs. XVI-XVIII), a relação da instituição com a cidade, sob diferentes ângulos e períodos como foram a criação do Pólo da Universidade Católica em Viseu, na segunda metade do século XX.

A sessão de homenagem e a inauguração de uma exposição sobre Manuel Engrácia Carrilho, provedor da SCMV, que aconteceu no final da tarde de terça-feira, 27, constituíram dois pontos altos destes dias.

G.I./J.B.:PBA

CategoryDiocese, Viseu