Na manhã  de ontem, dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, houve festa grande no Convento de Santa Beatriz da Silva. A irmã Ana Beatriz do Menino Jesus fez votos perpétuos, na presença de D. Ilídio, que presidiu à Eucaristia, e na presença de toda a Comunidade das Irmãs Concepcionistas, com a sua Abadessa.

A Igreja do Convento do Viso estava completamente cheia de fiéis amigos desta Comunidade Religiosa, que vive em clausura. De Rio de Mouro, terra-natal da Ir. Ana Beatriz, veio um numeroso grupo de pessoas, incluindo seus pais e um grande grupo de acólitos, acompanhados por um dos vigários paroquiais e um diácono permanente.

Na homilia, D. Ilídio pôs em destaque o “sinal de graça” que é e será a vida, a vocação, a profissão religiosa, o ontem e o hoje, tal como o amanhã da Ir. Ana Beatriz, vivido no SIM, correspondendo ao amor a Jesus.

“A tua vida será, em cada dia, uma oferta missionária para a realização do projecto de Jesus – a salvação de todos”, vincou D. Ilídio, num diálogo próximo com a Ir. Ana Beatriz, seus pais e toda a assembleia.

A celebração decorreu com muita solenidade. O canto foi acompanhado a órgão e concelebraram vários sacerdotes, tanto diocesanos, como de outras dioceses e também da Ordem Franciscana.

“Estamos a viver o Ano Santo da Misericórdia que nos diz que Deus nos tem no seu coração. Vive, com paixão santa e suave, este amor de Deus, a exemplo de Maria Imaculada e transmite-o sempre, como Santa Beatriz da Silva, a Fundadora que tu segues, com a alegria que enche o coração”, sugeriu D. Ilídio à Ir. Ana Beatriz, pedindo aos “pais, familiares, conterrâneos e amigos” que continuem a tê-la presente “na amizade e oração”.

Felicitando a Comunidade do Mosteiro de Santa Beatriz, D. Ilídio solicitou que sejam “presença viva e feliz”, vivendo a escolha que fizeram, para que “aqui e nesta bela comunhão de vida, Deus seja, sempre, tudo em todas”.

Depois da Eucaristia, houve almoço para todos, nos claustros do Convento, verdadeiro momento de partilha fraterna da grande alegria que todos sentiam.

G.I.

CategoryBispo, Diocese, Viseu