“Queremos caminhar atentos ao que nos disser a Igreja, pelo Papa, pela Conferência Episcopal, pelo sentido cristão do Povo de Deus, espalhado por toda a Diocese”.

Assim expressou D. Ilídio o voto apresentado a Maria, “Mãe de Deus e nossa Mãe”, na peregrinação Diocesana a Fátima, realizada ao longo do dia de hoje, com a participação de mais de sete mil peregrinos.

Depois da procissão entre a Capelinha das Aparições e a Basílica da Santíssima Trindade, aqui foi celebrada a Eucaristia e, depois do almoço, decorreu a Assembleia Diocesana e a oração do Terço.

“Quis Deus, o nosso Pai do Céu, que, através da realização do Sínodo, entrássemos num projecto de renovação diocesana”, recordou D. Ilídio aos presentes na Eucaristia.

Os objectivos a alcançar, os valores a realizar e as metas a atingir, neste caminho a percorrer, cabem a cada Família, a cada Pessoa, lembrou D. Ilídio, explicando que importa “responder à vontade de Deus que se manifestou nestes momentos de graça” do caminho sinodal e no caminho que agora se abre à nossa frente.

Pediu “que seja o Espírito Santo a guiar-nos”, pois “nós queremos caminhar, com os olhos e os ouvidos do coração atentos ao que nos disser a Igreja, pelo Papa, pela Conferência Episcopal, pelo sentido cristão do Povo de Deus, espalhado por toda a Diocese”.

“As dificuldades que parece esconderem-nos o Sol” são superadas “quando nos apoiamos na oração, uma força invencível e inquebrável”, afirmou.

E apresentou “a figura de Maria, a Mãe de Jesus e a Senhora de Fátima que, na aurora da salvação, nos ensina a viver a Misericórdia, a confiar, a interceder, a motivar e, por tudo isto, a conseguir a Milagre necessário e a graça desejada”.

Explicitando o sentido desta Peregrinação Diocesana, D. Ilídio, renovou o pedido feito desde o início do caminho sinodal, pedindo à Virgem Maria “a Tua maternal protecção e indispensável ajuda”, agradecendo também “a visita da Tua Imagem com que nos alegraste no ano passado, no início da passagem por todas as dioceses”.

“Queremos e precisamos da Tua ajuda e protecção, no caminho que iniciámos”, rezou D. Ilídio, usando uma frase consagrada: “Tu podes – és Mãe de Deus; Tu queres – és nossa Mãe!”

Terminou pedindo à Virgem que abençoe “todas as Famílias” e olhe “com amor maternal as que têm mais problemas”. Que abençoe e proteja “as crianças, os jovens, os idosos e os doentes, os que precisam de trabalho, os que andam desanimados pelas dificuldades da hora presente: seja por causas políticas, sociais, laborais, eclesiais ou por qualquer outra razão!”

Toda a celebração foi animada pelo Coro Diocesano S. Teotónio, estando disponível um Guião da Peregrinação, que permitiu a cada um acompanhar o canto litúrgico, tanto da Eucaristia, como do Terço.

Depois do almoço, e antes da oração do Terço, realizou-se uma Assembleia Diocesana, onde foram apresentadas propostas saídas da reflexão sinodal para as áreas da pastoral litúrgica, da pastoral social, da pastoral da juventude e vocações, da pastoral profética e da pastoral da família. Estas propostas estão vertidas no Plano Pastoral Diocesano e nos Planos Arciprestais, para concretização em cada comunidade local.

Todas as apresentações foram muito aplaudidas pela Assembleia.

G.I.