Na Assembleia Diocesana realizada em Fátima, no passado dia 5, o Presidente da Cáritas Diocesana apresentou o “plano de acção” para concretizarmos o cuidado com os pobres:

Criar/revigorar, em cada paróquia/unidade pastoral um Grupo de Pastoral Social, que dinamize a atenção aos mais necessitados, promovendo gestos de caridade solidária, sejam eles individuais, ou em grupos organizados. E tudo isso deverá ser feito, valorizando a cooperação com os organismos oficiais de resposta social, ou com outras instituições de solidariedade.

Monteiro Marques apresentou, em nome da Equipa Diocesana, o propósito de proporcionarem formação aos dinamizadores dos grupos Sócio-caritativos, formação que poderá ser proporcionada nos próprios arciprestados que a solicitem.

Essa formação abordará, para além da Doutrina Social da Igreja, a Pastoral Penitenciária e os Apoios da Segurança Social, ocupando duas tardes, ou duas noites, conforme o que for achado melhor por cada arciprestado.

Em Março (11 e 12), párocos, grupos socio-caritativos e os organismos de resposta social existentes na diocese, partilharão as suas experiências, apresentando sucessos e fracassos e discutindo propostas que possam melhorar esta área de acção pastoral.

Concretizar grandes iniciativas na área do ambiente é outro objectivo da Pastoral Social Diocesana, valorizando a proposta do Papa Francisco, para o Cuidado com a Casa Comum, nova “obra de misericórdia”.

Os refugiados irão também ser objecto da atenção desta Equipa, promovendo uma jornada de reflexão sobre a condição do refugiado e o modo como pode ser acolhido e apoiado pelas nossas comunidades cristãs, instituições, famílias e empresas.

A Campanha “Um milhão de Estrelas” será apresentada à diocese em Novembro, contando com a tradicional dinamização que a Cáritas dedica a esta iniciativa e introduzindo “algumas novidades que a tornem mais apelativa, participada e extensiva á comunidade”.

O plano apresentado prevê também uma Ceia de Natal com os sem abrigo e mais carenciados da diocese. Já está constituída uma equipa de voluntários para ajudar na sua realização, contando com a colaboração de párocos e grupos socio-caritativos locais.

Mereceu realce o apoio que a Cáritas está a dar aos agricultores da freguesia de Manhouce, em São Pedro do Sul , vitimas dos incêndios, gerindo os 25.000 dólares doados por intermédio da Embaixada dos Estados Unidos da América. Acrescem também quatro grandes camiões com rações para os gados, cujas pastagens foram devoradas pelas chamas no último verão.

Em colaboração com as Conferências de S. Vicente de Paulo e a Cáritas, a Vigararia da Pastoral Social está a gerir o Fundo Solidário Diocesano e Nacional, que foi reforçado e que até ao mês de setembro já apoiou 105 famílias e 268 pessoas em 26 paróquias.

G.I.

CategoryDiocese, Fátima, Igreja, Viseu