Iniciativa já faz parte do ADN do escutismo em Portugal.

Cerca de 30 mil escuteiros de todo o país estão hoje envolvidos na peregrinação anual do Corpo Nacional de Escutas ao Santuário de Fátima, iniciativa que desta vez assinala o Centenário das Aparições de Nossa Senhora, marcado para maio de 2017.

“Como grande associação de jovens, e jovens católicos em Portugal, não poderíamos ficar indiferentes a este acontecimento que marca a Igreja e a sociedade em Portugal”, sublinhou o padre Luís Marinho, assistente do Corpo Nacional de Escutas, em entrevista à Agência ECCLESIA.

A peregrinação escutista a Fátima é já uma longa tradição, com mais de 90 anos, e está mesmo no ADN de cada escuteiro.

“Praticamente desde a sua fundação que os escuteiros estão ligados a Fátima”, referiu o sacerdote, “uma dimensão que será muito sublinhada durante a peregrinação”.

O padre Luís Marinho realça que em Fátima deverão estar não só crianças, jovens e adultos do CNE mas também de “outras associações de escuteiros católicos”, portuguesas e estrangeiras, para uma iniciativa que visa também “proporcionar o conhecimento da Mensagem de Fátima”.

No Santuário e em diversos lugares da Cova da Iria vão ser desenvolvidas, ao longo deste sábado e domingo, uma série de atividades com esse objetivo.

“Um aspeto bastante interessante que estamos a preparar, está nas diversas casas e comunidades religiosas que existem em Fátima, que vão acolher grupos de escuteiros ao longo da tarde de sábado ”, apontou o sacerdote.

Os participantes vão poder assim contactar “com o carisma de cada congregação, o que fazem na Igreja” e perceber “como é que a mensagem de Fátima os interpela e como é que a vivem”.

Para o assistente nacional do CNE, esta peregrinação tem tudo para ser “um grande encontro”, pelo significado que tem peregrinar em conjunto, a um local de culto que é também o “coração da Igreja em Portugal”.

“No fundo alimentarmos a chama que dá sentido à nossa existência como associação de escuteiros”, completou.

Criado em 1907 pelo inglês Baden-Powell, o Escutismo é o maior movimento de educação não-formal juvenil do mundo, implantado em centenas de países e territórios, incluindo Portugal.

O Corpo Nacional de Escutas foi fundado em 1923 e é hoje composto por mais de 72 mil associados.

Uma das missões do escuta é precisamente ajudar na organização das peregrinações e dar apoio às pessoas que todos os anos ruma até ao Santuário, em ligação com os Servitas.

“Aqui queremos experimentar a beleza de pertencermos a esta associação e de sermos de facto um corpo unido”, concluiu o padre Luís Marinho.

Um dos momentos mais significativos da peregrinação nacional do CNE a Fátima registou-se esta manhã, com os grupos de escuteiros a fazerem os últimos quilómetros a caminho do santuário.

Vindos de 10 locais diferentes, os escutas passaram pela Porta Santa da Misericórdia, na Basílica da Santíssima Trindade, rumo à Capelinha das Aparições onde deram início às atividades, em ritmo de oração.

Numa das edições mais recentes do Semanário ECCLESIA, podem ser encontrados mais pormenores sobre este evento do CNE, num dossier com diversas entrevistas e documentação sobre o percurso do Corpo Nacional de Escuteiros, a sua metodologia e o impacto que tem na vida de milhões de pessoas, todos os dias.

PR/JCP

CategoryDiocese, Fátima, Igreja