A mensagem de Natal transmitida ao som da música.
Solidariedade. Paz. União. Fraternidade. Espírito de Família. Estes são alguns dos desejos maiores que se transmitem num tempo que é também maior: o Natal. A Música é uma das formas de fazer passar essa mensagem e em Viseu os Concertos de Natal percorrem o concelho, de freguesia em freguesia, num espírito de partilha que ganha real sentido quando os coros ditos urbanos se encontram com outros, de cariz mais rural. “Em cada freguesia onde atua um coro, como o Coral Lopes Morago ou o Coral de Abraveses, atua um coro local, há assim uma partilha”, garante António Mário, maestro e responsável pela condução artística de alguns dos coros de Viseu.
Desde o início do mês de dezembro, em cada um dos fins de semana (sábado e domingo), diversos coros de Viseu têm percorrido o concelho, aliando-se a outros coros locais, para passar a mensagem de Natal através da música, sobretudo de feição sacralizada.
António Mário, contactado pelo Jornal da Beira, referiu que esta iniciativa, promovida pela Câmara de Viseu, que vai na sua terceira edição, irá culminar com um grande concerto de Natal na Sé, na próxima quarta-feira, 21 de dezembro, às 21 horas, com os vários coros e com músicos do Conservatório Regional de Música. “Vai haver interpretações autónomas dos diversos coros, com três peças, e encerraremos todos juntos com dois temas que temos vindo a ensaiar”, aponta o maestro. Na noite anterior, a Catedral acolherá o concerto de Natal promovido pelos coros infantojuvenis do concelho, juntamente com a orquestra juvenil de Viseu.
Espírito de partilha e solidariedade
O período de Natal é, por si, um tempo de partilha e de solidariedade. António Mário sustenta que os concertos têm demonstrado isso. “As pessoas estão mais sensíveis nesta época e a mensagem passa melhor”, refere.
Nesse contexto, também o cónego António Jorge, reitor do Seminário de Nossa Senhora da Esperança, de Viseu, certifica que o cariz solidário aumenta no Natal. Em declarações ao Jornal da Beira, lembra que os concertos de Natal do Conservatório, que acontecem uma vez mais na Igreja do Seminário, têm este ano um “fundo solidário”. No fim da tarde de de 15 de dezembro, 18h45, a Igreja do Seminário apresentou o último concerto que juntou as orquestras de acordeões e guitarras e o ‘ensemble’ de flautas e saxofones. O fundo solidário que todos podem ajudar a criar (concertos são gratuitos) irá reverter para a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA).
Desde o início da semana, segunda-feira, 12 de dezembro, os concertos aconteceram na Igreja do Seminário. O primeiro esteve a cargo dos solistas e grupos das iniciações e coros do 5.º ano do Conservatório, a instituição a ser apoiada foi a Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21 (AVISPT21). Na terça-feira, 13, foi a vez da orquestra juvenil de guitarras e coros do 6.º ano e o ‘ensemble’ de guitarra portuguesa. A instituição a ajudar foi a Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APVC). Ontem, quarta-feira, 14, o primeiro de dois concertos aconteceu na Biblioteca Municipal de Mangualde Dr. Alexandre Alves, com os solistas e orquestras que frequentam o agrupamento de escolas de Mangualde. A instituição apoiada foi a Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Mangualde. Nesse fim de tarde, já na Igreja do Seminário foi a vez da orquestra de sopros e cordas e coros juvenil e misto, sendo que a instituição a ser ajudada foi a Associação para a Proteção de Pessoas em Risco (APPR).
G.I./J.B.:PBA