Desde 1989, a televisão pública austríaca, em conjunto com os Escuteiros e as Guias da Áustria, elegem uma criança para transportar a Luz acesa na Gruta de Belém até ao seu país.

Neste ano de 2016, mais uma vez uma criança, escolhida pela inocência e pureza que transmite, deslocou-se até à Gruta de Belém e recolheu a chama que foi transportada até à cidade de Viena, onde foi recebida por delegações escutistas dos vários países europeus.

A delegação portuguesa transportou essa luz desde a Áustria até Évora, onde foi acolhida pelos representantes de cada Região escutista do nosso país no passado dia 11. A Luz da Paz de Belém já chegou a Terras de Viriato transportada pelas mãos do Carlos Gouveia Martins e do Joaquim Alfredo Rio Costa.

Na passada Sexta-feira, 16, houve celebração da Palavra presidida pelo Senhor Bispo, na Sé de Viseu, às 21.00 horas, em que esta Luz vinda de Belém passou para todos os que ali estiveram para a receber. Representantes dos Agrupamentos de Escuteiros da Região levaram a luz sem se apagar para poder ser recebida nas suas paróquias a fim de ser partilhada por pelos escuteiros e por todos os que a queiram receber. A Luz de Belém será o mais expressivo símbolo para adornar a Ceia de Natal nas famílias de cada escuteiro: Jesus Nascido em Belém é a Luz verdadeira que ilumina as nossas vidas e traz a paz às nossas famílias e ao nosso mundo. Nas casas poderão ser utilizadas as velas da Cáritas para receber a Luz da Paz de Belém.

G.I./J.B.:Assistente Regional do CNE de Viseu

CategoryDiocese, Igreja, Viseu