Em Viseu já brilham as estrelas pela Paz.

No início da noite do passado sábado, 17 de dezembro, a iniciativa ‘Dez milhões de Estrelas – um gesto pela Paz’, promovida pela Cáritas Portuguesa, foi ‘acesa’ na escadaria da Igreja dos Terceiros de São Francisco por muitas pessoas que ultrapassaram o frio que se sentia depois das 19 horas, altura em que se começaram a acender as velas, luz que proveio de um círio que veio de Fátima. Coube a D. Ilídio Leandro, Bispo da Diocese, e a Joaquim Seixas, vice-presidente da Câmara Municipal, o simbólico gesto de acender as primeiras velas. Muitos dos presentes seguiram o gesto, um gesto pela Paz.

A ação foi antecedida por uma eucaristia, presidida por D. Ilídio, juntamente com o Cónego Miguel Abreu, vigário da Pastoral Social, e com o Frei Pedro, reitor da Igreja dos Terceiros. No decurso da homilia, o Bispo de Viseu lembrou que “Jesus trouxe-nos uma proposta de Salvação, ofereceu-nos o seu Reino”, para em seguida questionar sobre “que sinais damos hoje, em 2016, do acolhimento do Natal, do Salvador?”. Respondeu com a enumeração de diversos valores como o Amor, a Paz, a Justiça, a Santidade, entre outros, e garantiu que “estes valores trazem-nos Deus, o Emanuel – Deus connosco – na Síria, onde faz tanta falta, nos refugiados, nas periferias”.

D. Ilídio atendeu ainda à necessidade de cada um dever “fazer uma séria reflexão sobre se as luzes são a expressão de uma sociedade que vive na Luz, ou se essa sociedade quer ofuscar com a Luz os seus terríveis problemas”. Por fim, referiu que “é preciso ajudar a construir o Natal de Jesus”.

Viseenses solidários

Em paralelo a esta iniciativa, Monteiro Marques, presidente da Cáritas Diocesana de Viseu, lembrou os muitos utentes que procuram a instituição, e confessou que “o mais preocupante é o número de pessoas que nos visitam pela primeira vez”. Apesar das dificuldades sentidas em “acudir a todos”, “tentamos arranjar meios e maneiras de chegar às pessoas”, garantindo que “a população de Viseu é solidária”.

No fundo da escadaria, virada para o Rossio, foi colocada uma tenda que recebeu, no final da eucaristia, as pessoas que foram brindadas com música, pensamentos e discursos alusivos à quadra festiva. Ali também foi possível adquirir uma vela (um euro de custo), para acender na noite da Consoada (24 de dezembro), que servirá para ajudar a apoiar pessoas e famílias em situação de pobreza. De referir as verbas adquiridas pela campanha em curso irão reverter, em 65 por cento, para as Cáritas Diocesanas, que a aplicarão em projetos destinados a apoiar as famílias portuguesas em situação de carência. Já 35 por cento da receita obtida será canalizada para ajudar refugiados que são apoiadas pela Cáritas da Grécia.

G.I./J.B.:PBA