Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Bispo fez balanço em final de ano, num encontro com a comunicação social.

Foi criado o Departamento da Comunicação Social (DCS) da Diocese de Viseu, numa reformulação do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais. A apresentação pública do mesmo foi realizada no passado dia 15 de dezembro, por ocasião do encontro do Bispo D. Ilídio Leandro com os jornalistas. A ação serviu ainda para fazer um balanço do ano, em especial acerca das alterações internas promovidas pelas conclusões do Sínodo Diocesano, recentemente terminado.

         Assim, o DCS será coordenado pelo Diácono Felisberto Marques, que terá igualmente a responsabilidade de alimentar secção noticiosa da página da Diocese na Internet, e ainda os seguintes membros com as respetivas áreas de intervenção: Padre Nuno Azevedo – Diocese e Comunicação Social; Padre João Martins – Públicações da Diocese; Urbano Mendonça – Linguagens Virtuais; Fátima Eusébio – Bens Culturais, Exposições e Catedral. O Departamento terá ainda uma colaboração voluntária das jornalistas Emília Amaral e Liliana Carona. 

         Em seguida, D. Ilídio evocou a figura de António Rodrigues Bispo, antigo jornalista do Jornal da Beira, recentemente falecido, e fez alusão ao prémio Lusitania que foi atribuído à “História da Diocese de Viseu”, no passado dia 7 de dezembro, pela Academia Portuguesa de História. 

         Numa outra linha, o Bispo de Viseu sintetizou os pontos primordiais do Sínodo Diocesano (2010-2015), que foram agrupados na obra ‘Memória e Profecia’, desde o anúncio do mesmo até às Constituições Sinodais dele saídas. Dois dos aspetos especialmente realçados por D. Ilídio foram o plano pastoral previsto para cada ano, e que para 2016/17 terá como tema ‘No ano favorável, discípulos responsáveis’; um segundo aspeto foi a formação da Escola da Fé que “foi iniciada com cerca de 40 leigos no Seminário de Viseu e que funciona aos sábados”, como declarou D. Ilídio. 

 Ordenações para breve

 D. Ilídio informou os jornalistas de três ordenações diaconais e presbiterais que irão acontecer em breve. Em janeiro de 2017, será tempo de três jovens serem ordenados Diáconos, cada um na sua paróquia de origem: no dia 22 a ordenação de Paulo Domingues, em Destriz (Oliveira de Frades), no dia 29 a ordenação de André, em Canas de Senhorim (Nelas). Na semana seguinte, em 5 de fevereiro, será a ordenação de Paulo Vicente, em Moledo (Mões). Em 25 de junho de 2017, estes três jovens, já Diáconos, serão ordenados Presbíteros na Sé de Viseu. 

G.I./J.B.:PBA

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: