Proposta para Seguros; Visita Pastoral ao Arciprestado de Lafões; Exéquias do Pe. João Marado; Tuna de Silgueiros; Irmãs de S. João Baptista; Arciprestado Rural de Viseu; Cáritas Diocesana; Finalistas de Enfermagem; Tarde em Gradiz – Aguiar da Beira.

No dia 6 de Fevereiro, uma representação de uma Corretora de Seguros esteve na Casa Episcopal, a apresentar propostas à Diocese. Com D. Ilídio, estiveram também o Vigário-Geral, o Ecónomo e o Vigário Episcopal do setor social, acolhendo as informações, na expectativa de que permitam tomar a melhor decisão, depois de estudadas e reflectidas.

Na manhã de 8 de Fevereiro, D. Ilídio esteve na residência paroquial de Carvalhais, participando na reunião arciprestal de Lafões. Entre os vários assuntos que constituíam a agenda, orientada pelo Arcipreste – Pe. Mário Lopes Dias – o Bispo fez uma proposta para a Visita Pastoral a este Arciprestado, a realizar no próximo ano pastoral. Esta proposta irá ser refletida e melhorada com a marcação das datas e dos programas para cada Paróquia e/ou Unidade Pastoral.

Na tarde desse mesmo dia 8, D. Ilídio Leandro presidiu às solenes exéquias pelo Pe. João Marques de Freitas Marado, falecido aos 84 anos de idade, no Hospital de Viseu. As exéquias tiveram lugar na Igreja Matriz de Ermida, concelho de Castro Daire. Apesar de ser sepultado nesta sua terra e de aqui ter as suas raízes familiares, o Pe. João Marado nasceu em Viseu, onde estudou e se ordenou sacerdote, integrando Presbitério da nossa diocese. A bela Igreja da paróquia de Ermida estava repleta e, na Eucaristia, tomaram parte vários sacerdotes de Lamego e de Viseu. O Bispo de Lamego, não podendo estar presente, enviou mensagem, assim como se fez representar, por mensagem, o Bispo das Forças Armadas – D. Manuel Linda, pois o Pe. João Marado foi, ao longo de vários anos, Capelão das forças armadas, tendo acompanhado várias missões.

Na manhã de 9 de Fevereiro, esteve na Casa Episcopal a direção da Tuna de Silgueiros que, nos inícios de Janeiro, esteve em Roma, a cantar para o Papa. Para além de partilharem com D. Ilídio a enorme alegria de terem estado em Roma, emocionados com o acolhimento que tiveram no Vaticano e pelo Santo Padre, fizeram oferta ao Bispo de uma recordação desse momento único em Roma.

Na tarde desse dia 9 de Fevereiro, D. Ilídio recebeu a Provincial das Irmãs de S. João Baptista (com sede em Gouveia) que vinha acompanhada de outra Irmã da Congregação. O tema da conversa com D. Ilídio foi a presença de uma Comunidade de 4 Irmãs em Viseu, depois de terem deixado a Santa Casa da Misericórdia, onde faziam serviço pastoral. Esta Comunidade irá continuar em Viseu, em serviços de apoio a pessoas doentes.

Na manhã de 10 de Fevereiro, nas instalações do Seminário Maior, reuniram os sacerdotes do Arciprestado Rural de Viseu. D. Ilídio participou na reunião, orientando a oração do início do encontro, com uma reflexão sobre o 25º Dia Mundial das pessoas doentes. O Arcipreste – Pe. Paulo Diamantino – orientou a reunião, esgotando os assuntos agendados.

No fim da tarde desse dia 10 de Fevereiro, D. Ilídio recebeu o Presidente da Cáritas Diocesana – Carlos Manuel Monteiro Marques – acompanhado pelo Assistente – Vigário Episcopal Pe. Miguel de Abreu. Os 2 responsáveis da Cáritas informaram o Bispo da situação atual da Cáritas Diocesana, dos projetos em agenda e, também, da situação das 2 famílias de refugiados, acolhidas na Diocese.

No dia 11 à tarde, D. Ilídio presidiu à Eucaristia, na Catedral, onde fizeram o juramento específico 58 novos Enfermeiros, que terminaram o seu Curso de Enfermagem. Concelebraram o Pároco de Santa Maria, o Assistente da Pastoral do Ensino Superior de Viseu e o Pe. António Santiago, capelão militar. Nas entregas dos símbolos próprios do fim de curso e do Evangelho do médico S. Lucas, estiveram o Diretor da Escola Superior de Enfermagem, dois Professores e a Diretora da Pastoral do Ensino Superior de Viseu – Irmã Manóli.

Convidado pelo Pároco – Pe. Jorge Miguel – a pedido da Associação Cultural de Sequeiros e Gradiz (União de Freguesias), D. Ilídio esteve em Gradiz, na tarde de Domingo, dia 12 de Fevereiro. Iniciou a tarde com a celebração da Eucaristia, seguindo-se, no salão da Junta de Freguesia, um tempo de reflexão sobre o Sínodo da Diocese, realizado entre 2010 e 2015. Presente, também, o Arcipreste do Dão – Pe. José Cardoso – Secretário-Geral do Sínodo. Foi acompanhado pelo Pe. João Martins e por um Estagiário no Sátão, a caminho da ordenação sacerdotal. Depois de um tempo de apresentação do tema, feita pelo Bispo e pelo secretário-Geral do Sínodo e depois de algum diálogo com a assembleia, seguiu-se um tempo de convívio com um saboroso lanche, servido a todos os presentes. D. Ilídio deixou palavras de parabéns à Direção da Associação de Amigos para o Progresso de Sequeiros.

G.I.